REINALDO SILVA
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De 16 a 24 de novembro, o Procon de Paranavaí atendeu 59 consumidores interessados em renegociar débitos em atraso. 54% das pendências estão relacionadas com bancos, financeiras ou administradoras de cartões: foram 32 ofícios nesse segmento. As empresas credoras já estão sendo notificadas e as audiências de conciliação com os clientes inadimplentes estão previstas para 10 de dezembro.
Até quarta-feira, a campanha de renegociação em Paranavaí englobava todos os tipos de atividades econômicas. Até 30 de novembro, a iniciativa segue o mutirão nacional exclusivamente com instituições bancárias e financeiras.
O coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, explica que é possível fazer solicitações de revisão de débitos, mediante ofício, a qualquer momento. A diferença da campanha é que são marcadas as audiências “para auxiliar e tentar forçar o acordo, fazendo a empresa credora analisar de forma diversa o recebimento de seu crédito”.
É possível negociar diretamente com o credor? Sim, mas o Procon orienta os consumidores a tomarem cuidado com a atualização dos valores devidos de forma abusiva. “As empresas geralmente não são tão maleáveis em acordos para receberem seus créditos”, destaca Balliana. Ainda que já estejam com o prejuízo, se encontram em um patamar elevado na relação de consumo.
O intermédio do Procon muitas vezes facilita a negociação, por isso as campanhas são importantes, avalia o coordenador. O principal, diz ele, “é tentar auxiliar os consumidores a quitarem suas dívidas e voltarem a ter crédito no mercado”. Por consequência, as empresas recebem e podem investir, fazendo a economia girar, ainda que de forma modesta.
Apesar de não confirmar a realização de novas campanhas de renegociação de débitos em 2022, pelas incertezas do cenário pandêmico, Balliana espera que a melhora diária no combate à Covid-19 possibilite retomar a rotina anterior a março de 2020, quando a doença chegou ao Brasil. Até então, eram promovidas duas edições ao ano.
Serviço – O Procon de Paranavaí fica na Rua Antônio Felipe, 917, no Centro. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Os números de telefone para contato são (44) 3902-1055 e 3902-1056.