Mais de 7 mil alunos das 19 escolas da rede municipal devem voltar às aulas presenciais em Paranavaí nesta terça-feira, dia 8 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação já garantiu todos os serviços para o retorno seguro e o bom andamento do ano letivo de 2022.
“Já começamos a semana realizando a tradicional Capacitação Pedagógica para todos os profissionais de Educação do município, desde professores, agentes de apoio educacional e equipes pedagógicas das escolas. Além disso, as escolas estão totalmente preparadas para receber a cada criança com toda segurança, com todos os cuidados exigidos durante este período de pandemia. O retorno às aulas será 100% no modelo presencial. A única exceção será para os alunos com comorbidades comprovadas que ainda não estiverem com o esquema vacinal completo – estes continuarão no ensino remoto até completarem o esquema vacinal”, explica a secretária de Educação do município, Adélia Paixão.
Rede Estadual – Após um período de intensa preparação em janeiro, as duas mil escolas da rede estadual de ensino retomaram as aulas presenciais nesta segunda-feira (7). O retorno envolveu cerca de 1 milhão de alunos e 90 mil profissionais da educação, entre professores e funcionários.
De acordo com a programação, as aulas vão até 8 de julho e recomeçam no dia 25. O término, garantindo os 200 dias letivos, será em 20 de dezembro. Estão mantidos para os professores, entre férias e recesso escolar, 60 dias durante o ano de 2022.
O ano letivo aponta uma novidade: o Novo Ensino Médio. Os professores que darão aula para turmas de 1º ano trabalharam seu planejamento de acordo com as novidades nos últimos meses. Os docentes de Projeto de Vida, Empreendedorismo e Pensamento Computacional, por exemplo, planejarão maneiras de adequar o conteúdo à realidade dos alunos.
Conforme o planejamento a volta se deu com uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura na entrada, disponibilização de álcool gel em locais de maior circulação de pessoas e orientações à comunidade escolar sobre a higienização frequente das mãos, manutenção dos ambientes de ensino arejados, com janelas e portas abertas durante a maior parte do tempo, além de evitar contato físico (como aperto de mãos, abraços e beijos) e o compartilhamento de objetos pessoais.
Notificações – Quando há notificação de casos de Covid-19 entre estudantes, professores ou funcionários de colégios estaduais, as instituições de ensino seguem as orientações da última atualização da nota orientativa 03/2021 da Sesa. Os casos confirmados são afastados e uma avaliação é feita pelo comitê de biossegurança para tomar uma decisão pela eventual suspensão das aulas e em qual nível. Caso o contato tenha se limitado a grupos específicos, é considerado o isolamento de uma sala de aula ou de um grupo de uma sala de aula.
Em Paranavaí, a exemplo de todo o Estado, os estudantes da rede retornaram após o período de recesso. Na Unidade Polo, o fotógrafo Ivan Fuquini, do Diário do Noroeste, registrou a chegada dos estudantes para o esperado primeiro dia de aula.