REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Há quatro ou cinco dias você consideraria a possibilidade de fazer 16°C em Paranavaí? Pois acredite, essa foi a temperatura mínima registrada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) na quinta-feira (28).
Depois de alcançar máxima de 38,4°C na última segunda-feira (25), a mais elevada do ano, e 31,1°C quarta-feira (27), Paranavaí voltou a ter condições mais amenas, principalmente durante o amanhecer.
A variação rápida de temperatura não é anormal, conforme explica o meteorologista Samuel Braun. “Nesta época de primavera, é muito comum ter a atuação de massas de ar mais aquecidas, como ocorreu no fim da semana passada e no início desta semana, e massas de ar mais frias, como ocorreu nesta quinta-feira.”
Para dar uma ideia da mudança brusca que atingiu o estado depois da onda de calor intenso, basta ver como foi a manhã de quinta-feira: General Carneiro teve mínima de 2,6°C; em Palmas o menor registro foi de 4,4°C; e em Inácio Martins, 7,6°C.
O meteorologista do Simepar informa que a previsão para esta sexta-feira (29) novamente é de amanhecer com temperaturas amenas e ao longo do dia a tendência é de aquecimento mais expressivo. Não está descartada a possibilidade de tempestades localizadas na Região Noroeste. Em Paranavaí os termômetros devem marcar de 18°C a 32°C.
Sábado (30) uma nova frente fria começará a se organizar no Sul do Brasil, “com isso teremos aumento mais significativo da instabilidade”, diz Samuel Braun. Cresce também a chance de ocorrência de chuvas e tempestades. Em relação às temperaturas, são esperadas em Paranavaí mínima de 21°C e máxima de 33°C.
A previsão indica que domingo (1º de outubro) também terá céu parcialmente nublado e pancadas isoladas de chuva em Paranavaí. Os valores esperados vão de 22°C a 30°C.