Informação foi divulgada pelo presidente da Infraero, Rogério Barzellay, durante a cerimônia de assinatura do contrato para obras de adequação no Edu Chaves
MONIQUE MANGANARO
Da Redação
O conjunto de melhorias planejado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para o Aeroporto Edu Chaves, em Paranavaí, promete levar o aeroporto – e o município – a um novo momento na história. Nesta quinta-feira (13), a assinatura do contrato para obras de ampliação e adequação do local marcaram o início dessa nova fase.

Foto: Guto Costa
De acordo com Rogério Barzellay, presidente da Infraero, o planejamento envolve a construção de um novo terminal de passageiros, instalação de sinalização para balizamento noturno, além de equipamentos de segurança e operacionalidade exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O investimento para realização dessas obras é de aproximadamente R$ 30 milhões.
Tudo isso, segundo Barzellay, vai possibilitar que o aeroporto passe a operar 24 horas por dia e receber voos maiores, os chamados comerciais. “Essa nova estrutura vai permitir que aeronaves de maior porte e até comerciais possam pousar aqui as 24 horas do dia – o que hoje não é possível porque o aeroporto não opera noturno – com segurança. Vai abrir mais uma possibilidade para que as pessoas possam usar Paranavaí e não tenham que ir para o aeroporto da região”, considera.

Foto: Guto Costa
A assinatura do contrato com a construtora contratada para realização das melhorias libera imediatamente o início das obras, conforme Barzellay. A previsão, de acordo com ele, é que os trabalhos sejam concluídos em dezembro deste ano.
A partir daí, a expectativa é que o Edu Chaves seja uma alternativa para pouso quando aeroportos próximos estiverem fechados e até entre no radar de grandes companhias aéreas para operar voos com mais passageiros partindo de Paranavaí.
Segundo o presidente da Infraero, a estrutura de pista disponível hoje no aeroporto, com 1.500 metros de comprimento e recuo de cerca de 70 metros, é maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que opera diversos tipos de avião.
“Esse é um aeroporto que, estatisticamente, não tem fechamento por condições climáticas. Então, mesmo com chuva, ele não sofre. Às vezes, os aeroportos de Maringá, Londrina, fecham e você é obrigado a alternar seu voo. Quem sabe até alternem para Paranavaí a partir de dezembro, quando o aeroporto tiver condições de receber esses voos”, afirma.
Passo para o desenvolvimento do município
A melhoria do Aeroporto Edu Chaves vai contribuir diretamente com o desenvolvimento econômico do município e da região Noroeste, avalia o prefeito Mauricio Gehlen.
“Não tenho dúvida de que isso é só o primeiro momento, porque nós vamos trabalhar muito junto com todos aqueles que querem ajudar o município a atingir o objetivo principal de termos voos regulares aqui. Com isso, trazer e atrair empresas que acreditem e saibam desse potencial para que eles venham a Paranavaí, usem desse espaço e possamos, assim, levar os passageiros da região para o mundo todo”, diz.

Foto: Guto Costa
Conforme o presidente da Infraero, a operação de voos comerciais futuramente em Paranavaí vai depender do interesse de companhias aéreas em instalarem rotas na cidade. O objetivo, de acordo com Barzellay, é realizar negociações com diferentes empresas, a começar pela Azul Linhas Aéreas, que opera com um avião turboélice em rotas regionais.
Esse passo, para o deputado federal Tião Medeiros, vai mudar a realidade do município. “É uma porta que se abre muito diferente de todas as que a gente já viu até agora. Eu fico muito feliz de fazer parte desse momento histórico, que às vezes a gente não consegue ter a dimensão do quanto isso muda daqui para frente.”
Comentários 0