O mini porco virou febre em todo o mundo depois que a socialite Paris Hilton apareceu com um pelas ruas de Nova Iorque. No interior de São Paulo, já existem criadores especializados e a procura aumentou consideravelmente nos últimos anos. Além disso, os porquinhos são super indicados para quem tem alergia, porque eles não soltam pêlos como os gatos e cachorros. Seu preço pode variar entre R$ 800,00 e R$ 2 mil reais.
Para quem não conhece, o porquinho vem de uma linhagem de suínos que não atingem o tamanho de um porco comum, por isso o nome micro ou mini pig. Não existe uma raça específica como cães e gatos, sua linhagem depende do cruzamento dos pais. Um mini porco pesa entre 25 e 35kg e não passa de 90 centímetros (o equivalente a um buldogue inglês). Uma característica desse animal é sua expectativa de vida: ele vive, em média, 20 anos. Então pense muito bem antes de comprar o seu.
Ele tem características que agradam a todos: é meigo, sociável, companheiro e muito inteligente. É também super afetuoso e se apega rapidamente ao dono. Além disso, ele pode aprender comandos como sentar, deitar e usar um local específico da casa para fazer suas necessidades. Também entende o nome que receberá e responderá quando for chamado.
Outra vantagem desse bichinho é que eles são muito limpos. Eles quase não tem cheiro, não rolam na lama e adoram um banho. E falando em limpeza, os mini pigs não costumam dar problema em relação a fezes e urina. Se ensinados desde cedo, eles fazem suas necessidades em lugares específicos. Em contrapartida, suas fezes costumam ter um cheiro bem forte, por isso a recomendação é limpar logo em seguida.
O banho não precisa ser frequente e deve ser com xampu neutro e água morna. O mini pig tem a pele sensível, então precisa de hidratante para evitar descamações Ele também ama ficar no sol, por isso é importante passar protetor solar nas suas mini costas.
Como todos os pets, os porquinhos precisam de uma alimentação própria. Em lojas de artigos agropecuários você pode encontrar rações específicas que podem ser suplementadas com legumes, verduras e grãos.
Por fim, não esqueça de oferecer diariamente água limpa e muito amor.
(Com informações do site Canal do Pet)