Durante todo o mês de outubro as profissionais da Saúde de Porto Rico continuam com o trabalho de coleta de material e a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama entre as moradoras da cidade, dentro da programação do “Outubro Rosa”.
O objetivo do Outubro Rosa é garantir a saúde das mulheres da cidade, que além dos exames preventivos, também recebem orientação sobre o alto-exame nas mamas, vital para a constatação de alguma alteração. Lembrando que o diagnóstico precoce eleva as chances de cura.
“A Campanha tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo de útero. Infelizmente ambos os canceres têm alto índice de letalidade no mundo. Estejam sempre atentas e cuide-se sempre”, disse a enfermeira Simone de Gois Silva Bianco, coordenadora do programa e Enfermeira do ESF (Estratégia Saúde da Família), em Porto Rico.
Lembrando que fatores como histórico familiar de 1º grau, alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool são fatores de risco, e podem contribuir para o surgimento da doença. Entre os sinais mais comuns no toque dos seios estão o aparecimento de nódulo na mama ou axila, alteração na forma, tamanho ou na pele da mama ou mamilo. Também é sintoma a saída de secreção pelo mamilo. Em qualquer um desses sintomas o médico deve ser procurado o mais rápido possível.
“Somente na última quarta-feira, realizamos 40 exames preventivos, e esperamos que aquelas mulheres que ainda não vieram fazer seus exames, venham”, destacou a Roseli Borges, Agente de Saúde e uma das coordenadoras dos trabalhos do Outubro Rosa em Porto Rico.
A prática de atividades físicas, alimentação saudável, controle do peso corporal e os cuidados com a saúde física e mental são fatores preventivos para inúmeras doenças, entre elas, os canceres de mama e de colo de útero.