O município de Paranavaí, por meio da Fundação Cultural, adquiriu com recursos próprios uma van do projeto MovCEU, do Ministério da Cultura. O veículo, totalmente equipado para atividades culturais, será utilizado em apresentações itinerantes nos bairros, vilas rurais, distritos, praças e parques, ampliando o acesso da população à cultura.
De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Rafael Torrente, a aquisição é uma grande conquista para o setor cultural.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
“Esse equipamento será fundamental para ampliar as ações de descentralização da cultura, levando apresentações para comunidades mais distantes do Centro, garantindo acesso à arte e à cultura para um público mais amplo”, destacou.
A van é acessível para cadeirantes e conta com diversos equipamentos para fomentar a produção e difusão cultural, incluindo um kit de livros, projetor para exibição de filmes, estúdio para produção e edição audiovisual (com câmera, computadores de última geração e programas de edição de áudio e vídeo), óculos de realidade virtual, chroma key (fundo verde), mini palco, mesas, cadeiras, sistema de som, interface de áudio, entre outros recursos.
O primeiro evento com a presença da van será o “Mulheres em Cena”, no dia 8 de março, na Praça dos Pioneiros. Além disso, a Fundação Cultural planeja lançar, nas próximas semanas, um novo credenciamento para artistas interessados em se apresentar.
“Vamos estruturar um cronograma de apresentações para que os artistas possam percorrer o município com a van, levando cultura a diferentes regiões”, explicou Torrente.
A expectativa é que o cronograma de apresentações para 2025 seja concluído na segunda quinzena de março.
“Atualmente, estamos finalizando a documentação e o emplacamento da van, enquanto nossa equipe técnica passa por treinamentos para dominar todas as funcionalidades do veículo”, concluiu Torrente.
(Igor Mateus, diretor de Comunicação)