Nesta semana aconteceu a primeira reunião do Comitê de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal de Loanda. O comitê é uma ferramenta de controle social que identifica os óbitos maternos e aponta medidas de intervenção para a redução de casos.
A atuação do Comitê Municipal é técnico-científica, sigilosa, não podendo ser coercitiva ou punitiva e cujas ações devem estar voltadas à investigação e análise sobre as causas de óbitos.
Tem como principais objetivos: Elucidar as circunstâncias da ocorrência dos óbitos maternos, infantis e fetais, identificar e propor medidas de melhoria da qualidade da assistência à saúde para a redução da mortalidade materna, perinatal e infantil; Realizar o diagnóstico local da mortalidade infantil, seus componentes, os principais problemas relacionados e distribuição na população no nível local; Sensibilizar e envolver os profissionais de saúde e a sociedade sobre a importância e a gravidade da mortalidade materna, infantil e fetal, sua repercussão sobre as famílias e a sociedade como um todo; Avaliar os serviços de saúde e a qualidade da assistência prestada à gestante e à criança; Sensibilizar e capacitar os profissionais de saúde para o correto preenchimento dos registros de saúde.
“O encontro foi muito produtivo e objetivo, apresentamos os dados para que todos tenham consciência de como estamos, onde estamos e o que precisamos fazer para qualificar cada vez mais as nossas ações nos serviços de saúde.
Com base nesses dados é possível estabelecer políticas mais eficazes de assistência à mulher no planejamento familiar, durante a gravidez, nos casos de aborto, no parto e no puerpério”, declarou a secretária de saúde de Loanda Ana Paula Alencar.
Participaram representantes de diversos segmentos, entre eles: rede de assistência infantil e materno nível hospitalar do Município, Representante da Assistência pré-natal APS /GO, representante da direção clínica do Hospital Municipal Seitugo Hiratta, representante do QUALICIS, pré-natal Alto Risco, representante da rede Materno infantil da 14ª Regional de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Coordenação da Atenção Primária em Saúde e médicos e Enfermeiros da ESF, Representante do Conselho Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.