Nessa semana a equipe da Prefeitura de Loanda recebeu no município a equipe que está finalizando os projetos de contenção a erosão do Emissário Água da Mina. Estiveram presentes representantes do IAT (Instituto Água e Terra), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e da Itaipu Binacional.
Foram três dias de estudos, vistoriando cada trecho da erosão e em comum acordo alcançar a conclusão do projeto dessa tão esperada obra. O Projeto de Recuperação das Erosões do Emissário Água da Mina prevê uma obra gigantesca, com recuperação ambiental, construção de canal fechado e implantação de um parque ambiental no local.
A estimativa do custo dessa obra já está em R$ 46 milhões. Uma parte do valor será disponibilizado pela Itaipu Binacional e a outra pelo Governo do Estado do Paraná.
“Muito em breve estaremos anunciando a tão esperada licitação da importante obra. Nossos Agradecimentos a Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável), em nome do secretário Valdemar Bernardo Jorge, ao IAT (Instituto Água e Terra), em nome do diretor Everton Luiz da Costa Souza, a Itaipu Binacional e aos empenhos do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli e do deputado Federal Toninho Wandscheer, juntamente com nosso governador Ratinho Júnior e ao Governo Federal.
E segue: “É a somatória das forças municipais, estaduais e federais que irão nos possibilitar chegar ao tão sonhado objetivo que é acabar com o problema da erosão”, declarou o prefeito de Loanda Zé Maria.