A Prefeitura de Paranapoema, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Agentes de endemias, está realizando a dedetização de pontos estratégicos do município para combater o mosquito Aedes Aegypti, que é o causador de doenças como a Dengue, a Zika e a Chikungunya.
O Departamento de Endemias de Paranapoema está trabalhando intensivamente com todos os Agentes de Combate as Endemias (ACE’s) nos locais onde foram notificados casos de dengue.
Os agentes entram nas residências, verificam os quintais, colocando tampas em caixas de águas destampadas, olham se há a presença de focos, ou locais potenciais para a formação dos mesmos, como a presença de recipientes que possam acumular água parada e fazem o bloqueio com a aplicação de inseticida (dedetização) com pulverizadores costais.
A Secretaria de Saúde lembra ainda que a melhor forma de combater a dengue e as demais endemias é a prevenção. “Todos precisam colaborar. Mantenham os quintais e terrenos baldios sempre limpos, não joguem o lixo nas ruas, e em lotes vagos, evitem recipientes que acumulem água parada, mantenham as caixas d’águas sempre bem tampadas. Todos conhecem o inimigo e sabem como combatê-lo. Faça sua parte e lembre-se sempre que a dengue pode matar”, alertou o prefeito de Paranapoema Sidnei Frazatto.
As ações de combate são essenciais baseada na importância de uma prevenção contínua. Os sintomas da dengue, chikungunha e zika são bem parecidos e incluem febre, dores de cabeça, articulações, olhos e corpo, fraqueza, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, vômitos e dores abdominais.