REINALDO SILVA / reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os cavalinhos do Campeonato Brasileiro estão de volta à campanha de vacinação contra a poliomielite. Desta vez, para mostrar que a 14ª Regional de Saúde de Paranavaí assumiu a dianteira estadual no índice de imunização de crianças menores de 5 anos. A média de cobertura no Noroeste é de 89,75%.
Os personagens fazem parte do quadro dominical da TV Globo, exibido no Fantástico, e ilustram a classificação dos times de futebol da primeira divisão. A referência aos cavalinhos foi uma forma que a equipe da 14ª Regional de Saúde encontrou para estimular os municípios a avançarem na estratégia de vacinação.
Desde que a brincadeira começou, os profissionais que atuam no setor de imunização redobraram os esforços para ver o nome da cidade entre os primeiros colocados e, assim, deixar os adversários – no bom sentido – para trás.
Diversão à parte, as últimas semanas foram marcadas por ações efetivas que garantiram a ampliação da cobertura vacinal. Além de atendimento em horário estendido nas unidades de saúde, as equipes foram a campo, visitaram creches, fizeram buscas ativas na comunidade, firmaram parcerias com outras secretarias e pediram a ajuda de lideranças religiosas e civis. “Nossas estratégias deram resultado”, avaliou a chefe da Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, advertindo que “estamos correndo pra atingir os 95%”.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começou no dia 8 de agosto e terminaria em 9 de setembro. Como os índices de imunização estavam muito abaixo da meta em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) decidiu pela prorrogação, estendendo a ação até 30 de setembro.
O objetivo do MS é vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade. Para se ter uma ideia, no dia 9 de setembro, Paranavaí tinha cobertura média de 76,8%. Doze dias depois, alcançou 84,5%.
No topo do ranking do Noroeste, portanto entre os primeiros cavalinhos da saudável competição, aparecem São Pedro do Paraná, Porto Rico, Tamboara, Planaltina do Paraná e Jardim Olinda. Na lista estadual, a 14ª Regional de Saúde é seguida por Ivaiporã, Pato Branco, Francisco Beltrão e Umuarama.