Expectativa é que o processo de reconhecimento oficial por parte do governo federal seja concluído dentro de aproximadamente 30 dias
REINALDO SILVA
Da Redação
Os produtores rurais do Noroeste do Paraná deram mais um importante passo no processo de consolidação do primeiro polo de agricultura irrigada do estado. Em reunião na última terça-feira (22) em Paranavaí, elencaram os cincos pontos principais que formarão a base da proposta a ser encaminhada ao Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), pasta do governo federal responsável pelo reconhecimento oficial.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
Os participantes do encontro técnico consideraram como estratégicas as seguintes ações:
Aumentar a disponibilidade de analista e fiscal para o órgão ambiental responsável pelas autorizações necessárias aos agricultores irrigantes;
Elaborar estudo energético para o polo de irrigação, considerando demanda, geração, armazenamento e distribuição;
Criar linha de crédito com recursos destinados aos polos de agricultura irrigada;
Desenvolver inventário dos processos legais que envolvem a atividade; e
Melhorar a qualificação técnica e a pesquisa na região, promovendo ampliação do número de profissionais com conhecimento na cadeia produtiva irrigada.
Presidente da Associação dos Produtores Irrigantes do Paraná (Apip) e eleito coordenador do futuro polo regional de agricultura irrigada, Demerval Silvestre informou que após a formatação do documento e o envio ao MIDR, ainda nesta semana, a expectativa é que dentro de 30 dias os trâmites legais sejam concluídos.
A instituição do polo se dará por meio de uma portaria do ministério. A partir de então, será possível apresentar demandas, reivindicar ações das esferas governamentais e buscar investimentos de forma organizada, conforme prevê a Política Nacional de Irrigação.
Reunião técnica – Estiveram presentes no encontro de terça-feira representantes das seguintes entidades, empresas e organizações: Apip, Socipar, Sindicato Rural de Paranavaí, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), Secretaria de Agricultura de Paranavaí, Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Casa Civil do Estado do Paraná, Jacto, Agrocana, Sicredi, Prats, Água Fértil Irrigação, Rech Soluções Ambientais e Sinergi.

Foto: Divulgação
A coordenação, a atuação técnica e a articulação do evento ficaram por conta de José Jaime de Lima, coordenador regional do IDR-PR; Demerval Silvestre, presidente da Apip e da Socipar; e Ivo Pierin Junior, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e diretor da Federação da Agricultura do Estado do Paraná.
Lima destacou a importância da coesão e do engajamento do grupo para a consolidação do polo de agricultura irrigada. Silvestre reforçou a necessidade de atuar de forma integrada e comprometida para que o polo obtenha os resultados almejados, com crescimento das atividades rurais de forma sustentável.