(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

ARTIGO

O que é o DET?

O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) é um sistema do Governo Federal, gerido pela Secretaria de Inspeção do Trabalho. O DET permite a comunicação eletrônica entre a Inspeção do Trabalho e o empregador, a fim de cumprir o disposto no artigo 628-A da CLT (incluído pela Lei nº 14.261/2021). O DET foi regulamentado pelo Decreto 10.854/2021, com alterações dadas pelo Decreto 11.905/2024.

O principal objetivo do DET é melhorar e agilizar a relação entre a Administração Pública e os administrados, por meio de serviços digitais para realizar a comunicação eletrônica entre os auditores-fiscais do trabalho e os empregadores, observando as seguintes características:

Inicialmente, o DET irá contar com as seguintes funcionalidades para os empregadores:

Dados Cadastrais

Consulta do cadastro da inscrição no CNPJ na Receita Federal do Brasil, além de inserção e manutenção de informações complementares, que deverão ser fornecidas e atualizadas pelos empregadores (como, por exemplo, seus contatos).

Caixa Postal

Armazena e exibe mensagens trocadas com a inspeção do trabalho, tratando de atos administrativos, ações fiscais, intimações, avisos e demais comunicações necessárias.

Notificações

Apresenta o conteúdo das notificações recebidas, a ciência (expressa, pela leitura, ou tácita, por decurso de prazo) das obrigações legais perante a Inspeção do Trabalho e os documentos solicitados e entregues no curso da ação fiscal.

O acesso dos empregadores ao DET se dá através das contas ouro ou prata do gov.br, através do endereço eletrônico. Também, pode ser utilizado o sistema de procurações para acesso de contadores e terceiros. O Sistema de Procurações Eletrônicas (SPE), por meio do qual o responsável legal do empregador poderá delegar o acesso a um procurador para realizar ações em seu nome (as permissões concedidas serão consultadas a cada novo acesso), pode ser acessado no endereço eletrônico.

Obrigatoriedade

Todos os empregadores, observados os prazos de implementação do DET, conforme publicado no Edital SIT nº 04/2024, incluindo aqueles que integram os grupos 01, 02, 03 e 04 do eSocial, Microempreendedor Individual (MEI), órgãos públicos e os empregadores domésticos, devem adotar o Domicílio Eletrônico Trabalhista para comunicação com a Inspeção do Trabalho.

Em outros termos, todas as pessoas físicas que empregam pelo menos um trabalhador, inclusive trabalhador doméstico, e todas as pessoas jurídicas, ainda que não tenham empregados, devem acessar o DET para atualização do cadastro.

Cronograma do início da obrigatoriedade da DET

A partir de 1/3/2024:

Grupo 1: Grandes empresas – aquelas com faturamento superior a R$ 78 milhões;

Grupo 2: Demais empresas – aquelas com faturamento inferior a R$ 78 milhões, exceto empresas optantes pelo Simples Nacional;

A partir de 1/5/2024:

Grupo 3: Empregadores optantes pelo Simples Nacional, Empregadores Pessoa Física (exceto doméstico), Produtor Rural PF e entidades sem fins lucrativos;

Grupo 4: Órgãos públicos e organizações internacionais.

A partir de 1/8/2024:

Micro empreendedor individual (MEI) e Empregadores Domésticos.

Telefone: 41 9236-3598

Instagram: aqui

Compartilhe: