*Danilo Gato
Com tudo que aconteceu no mercado, principalmente as eleições e o novo governo com o presidente Lula, é muito importante entendermos as mudanças que devem ocorrer e quais são as melhores opções de investimentos seguros e rentáveis para o próximo ano.
Historicamente, nos seus mandatos anteriores, o novo presidente sempre optou por políticas de injeção de liquidez na base da economia, através de auxílios, créditos e outras ferramentas. Esse tipo de política tende a trazer como consequência já a curto prazo como o aumento da inflação e a manutenção da taxa de juros em patamares mais altos pra tentar mantê-la sob controle.
Nesse cenário, os investimentos que mais se beneficiam são os da categoria de Renda Fixa. Essa categoria contempla os investimentos mais seguros e previsíveis do mercado, que possuem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia, logo, ficam muito rentáveis em momentos de taxas altas.
As primeiras opções de investimento pra 2023 que valem a pena citar são o Tesouro Selic e os CDBs com liquidez diária (que tenham, pelo menos 100% do CDI como rendimento). Esses dois investimentos podem ser resgatados a qualquer momento e rendem um pouquinho todo dia de forma atrelada a taxa de juros atual. São extremamente seguros e, em momentos de taxas de juros altas, além da segurança e liquidez, ficam com altos rendimentos. Com certeza são umas das melhores opções para esse ano, principalmente pra quem vai precisar do dinheiro pra curto prazo ou pode ter de resgatar a qualquer momento.
Ótimas opções são os outros investimentos conservadores de renda fixa, como CDBs (sem liquidez diária), LCIs e LCAs. Todos eles ficam com ótimos rendimentos na alta de taxa de juros e também são seguros por serem protegidos pelo FGC (espécie de seguro que reembolsa os investidores, se a instituição que emitiu o título não conseguir pagar). O único ponto de atenção é evitar vencimentos longos, acima de 3 anos, já que seu dinheiro fica “preso” até o vencimento e, com toda a instabilidade que vem ocorrendo no País, é arriscado prender o dinheiro por muito tempo.
Por último, com as taxas de juros em patamares mais altos, os investimentos de Renda Variável, como ações e fundos imobiliários tendem a sofrer uma queda, tanto porque os investidores vendem pra migrar pra renda fixa, como porque a taxa de juros é usada como desconto pra precificar esses ativos. Então com taxas mais altas, o desconto é maior e os preços caem.
Isso pode representar uma oportunidade pra quem investe a longo prazo com estratégia de preços, já que é possível encontrar excelentes ativos com preços muito descontados.
De qualquer forma, é sempre importante mantermos uma diversificação na carteira pra evitarmos concentrar muito o risco. Dito isso, aproveite as oportunidades financeiras que 2023 deve trazer.