A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) lançará em breve, junto com outras instituições, o “Pacto por Paranavaí”, um movimento que tem por objetivo promover ações que comprometam políticos e lideranças com a eficiência pública, respeito ao dinheiro público, transparência e combate à corrupção.
A informação é do presidente da entidade. Rafael Cargnin Filho. Segundo ele, o pacto é um desdobramento do atual movimento liderado pela ACIAP para que os vereadores revejam a proposta de emenda à Lei Orgânica do Município 001/23, que amplia de 10 para 15 o número de vereadores em Paranavaí e amplia o teto de gastos da Câmara Municipal de 4% para 7% da receita tributária e transferências de outros entes federados realizada no exercício anterior.
Segundo estimativas do presidente da Câmara, Luís Paulo Hurtado, que se posicionou contra a proposta, estas medidas, se aprovadas, vão aumentar as despesas da Câmara em R$ 4,2 milhões na próxima legislatura. A proposta já foi aprovada em primeira discussão e, se aprovada em mais uma votação, entra em vigor.
Cargnin explica que a proposta tem como tema emergencial tentar evitar o aumento do número de cadeiras na Câmara Municipal, mas o Pacto vai além disso. “O que a ACIAP está propondo, neste momento, é sensibilizar os vereadores para que eles não aprovem o aumento do número de cadeiras na Câmara. Mas nós queremos mais: que os vereadores tenham compromissos com iniciativas que visem reduzir o desperdício na gestão pública, buscando ferramentas que aumentem a eficiência da administração, respeitando o dinheiro público; o comprometimento com a transparência e o combate a corrupção”, explica o líder empresarial.
O presidente da ACIAP adianta que o Pacto será um movimento permanente que deve, além dos atuais vereadores, alcançar outros políticos, como os futuros candidatos a vereador, prefeito e deputado. “O movimento está em construção. Vamos elencar num site que está sendo criado especificamente para esta finalidade quais são os desejos da população, as pautas prioritárias do setor produtivo e o que a comunidade espera dos políticos”, acrescenta Cargnin.
Se os atuais vereadores aprovarem o aumento de cadeiras na Câmara Municipal, a principal proposta para os futuros candidatos ao Legislativo local será justamente o retorno, na próxima legislatura, das atuais 10 vagas.
O site a que se referiu o presidente Cargnin entrou no ar na tarde desta sexta-feira, dia 17. Nele, o interessado pode assinar a petição contra o aumento do número de vereadores. O abaixo assinado on line já recebeu quase mil assinaturas.
Atualmente a entidade classista está buscando parceiros para contribuir com a construção e o lançamento do Pacto Por Paranavaí. “Este movimento não terá paternidade. Será de toda a sociedade. Por isso estamos convidando todas as entidades interessadas a aderirem a este movimento pela cidade”, reforça.
O movimento já conta coma adesão do Observatório Social de Paranavaí, Sindicato Rural de Paranavaí, Sociedade Civil Organizada de Paranavaí e ASSIDIP – Associação das Industrias do Distrito Industrial de Paranavaí.