O Paraná foi um dos 14 estados brasileiros que recebeu, nesta segunda-feira (10), a medalha de ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC). A premiação reconhece o empenho de estados e municípios na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil e faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Além do Estado, 235 municípios paranaenses também foram contemplados com o selo ouro em alfabetização.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca garantir que todos os estudantes brasileiros em idade de alfabetização estejam devidamente alfabetizados ao término do 2º ano do Ensino Fundamental, fomentando em prol desta finalidade, a cooperação entre União, estados e municípios. A iniciativa permite que cada estado, em parceria com as redes municipais, desenvolva estratégias específicas para fortalecer o ensino da leitura e escrita.
Fique por dentro de tudo o que acontece em Paranavaí e região! Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do Diário do Noroeste.
O Paraná, que já ocupa o primeiro lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), também foi reconhecido pelo MEC como o segundo estado com a melhor taxa de alfabetização entre alunos da rede pública. Segundo os últimos dados divulgados pelo MEC (em maio de 2024), 73% das crianças paranaenses estão alfabetizadas na idade correta, percentual superior à média nacional de 56%. O Estado fica atrás apenas do Ceará, que tem índice de 85%.
“O Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil e é o segundo estado que mais alfabetiza crianças ao final do 2º ano, agora recebe o selo ouro do Ministério da Educação. Esse reconhecimento reflete nosso compromisso com a alfabetização e a parceria bem-sucedida com as redes municipais”, destacou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. “Essa premiação comprova que estamos no caminho certo, trabalhando para garantir que todas as crianças tenham acesso a uma alfabetização de qualidade”.
De acordo com o levantamento do MEC, o Paraná avançou cinco pontos percentuais na taxa de alfabetização entre 2019 e 2023, subindo de 68% para 73% e ultrapassando Santa Catarina no ranking nacional. O crescimento registrado pelo estado contrasta com o avanço de apenas um ponto percentual no índice nacional durante o mesmo período.
INICIATIVAS – Embora a alfabetização nas séries iniciais seja de responsabilidade das prefeituras, o Governo do Estado tem investido em apoio pedagógico aos municípios por meio do programa Educa Juntos, criado em 2022. A iniciativa oferece avaliações periódicas para monitorar a evolução dos alunos, materiais didáticos específicos para a alfabetização e formação continuada para os professores.
“Realizamos avaliações diagnósticas trimestrais para que os professores identifiquem quais crianças precisam de reforço na leitura e consigam intervir com ações pedagógicas direcionadas”, explicou Miranda. “Além disso, disponibilizamos aos municípios sistemas de matrícula e chamada online, garantindo mais eficiência na gestão escolar. Tudo isso contribui para que o Paraná conquiste o selo ouro e reafirme seu compromisso com a alfabetização das crianças”.
NA REGIÃO DE PARANAVAÍ CONQUISTARAM O SELO OURO: Amaporã, Guaporema, Inajá, Indianópolis, Jardim Olinda, Loanda, Marilena, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Esperança, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Querência do Norte, Rondon, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Manoel do Paraná, São Pedro do Paraná, Tamboara, Terra Rica.