REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
“Seo” Manoel Alves de Lima vestiu as luvas e o casaco quentinho e saiu de casa logo cedo. Enfrentou a menor temperatura já registrada em Paranavaí este ano, 7,4°C.
Uma cadeira de plástico na calçada, uma boa conversa com os amigos e a luz do sol para aquecer o dia do morador do Conjunto Luiz Lorenzetti, na região do Jardim São Jorge, e ajudar a vencer o frio da manhã.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o dia mais frio até agora tinha sido 18 de junho, quando os termômetros marcaram 8,3°C.
Da mesma forma que ontem, a previsão para este sábado (15) é de tempo estável e predomínio de sol. As temperaturas continuam baixas entre a madrugada e as primeiras horas do dia, com mínima de 9°C.
A nebulosidade deve voltar a Paranavaí domingo (16) e o céu terá muitas nuvens. A mínima esperada é de 13°C e a máxima, 23°C. O Simepar também indica a possibilidade de alguns eventos isolados de chuva sobre o estado.
Assistência social – Em dias de frio mais intenso, a Secretaria Municipal de Assistência Social amplia a atuação junto à população em situação de rua. A equipe faz abordagens e oferece alguns serviços gratuitos: as pessoas podem ir ao Provopar e tomar banho quente, recebem roupas e cobertores e se alimentam.
O acompanhamento e a entrega de itens para o inverno fazem parte das políticas de assistência social, independentemente da estação do ano.
Segundo a Prefeitura de Paranavaí, as pessoas em situação de rua são acompanhadas por profissionais especializados, que fazem o monitoramento e os atendimentos necessários.