(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FRIO

Paranavaí registra queda brusca de temperatura nos próximos dias

Cibele Chacon – da redação

O fim de um bloqueio atmosférico que elevou as temperaturas na região antártica, resultará na chegada de uma intensa massa de ar polar na região noroeste, derrubando a temperatura. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), os termômetros em Paranavaí marcarão mínimas de 16°C e máximas de 24°C nesta quinta-feira (8), com pancadas de chuva.

Tem uma frente fria que já está atuando no sul do Brasil e vai avançar gradualmente. Na quinta-feira, ela vai atingir todas as regiões paranaenses, trazendo chuva. Na retaguarda desse sistema, entrará uma massa de ar de origem polar, onde as temperaturas vão declinar bastante”, afirmou a meteorologista Ângela Costa.

Na sexta-feira, a mínima será de 10°C, também com pancadas chuvas. No sábado, as temperaturas cairão ainda mais, com mínima de 5°C e máxima de 19°C. O domingo registrará uma mínima de 7°C, e a previsão indica que as temperaturas permanecerão baixas durante toda a próxima semana.

As altas temperaturas observadas na Antártida são consequência de um fenômeno conhecido como aquecimento súbito estratosférico. Esse fenômeno é caracterizado pela rápida elevação das temperaturas na baixa estratosfera, a cerca de 20 a 30 quilômetros de altura. Essa elevação enfraquece os ventos em torno da Antártida – chamados de vórtice polar – permitindo que o ar polar avance para regiões tropicais, causando quedas bruscas de temperatura em áreas como o noroeste do Paraná.

Segundo a meteorologista, apesar do fenômeno na Antártida, a queda de temperatura na região não é anormal. “Estamos dentro da estação inverno. Anormal são essas temperaturas acima da média climatológica que estão ocorrendo até hoje. O que vai acontecer nos próximos dias é o comportamento da estação que estamos vivendo”, explicou.

Compartilhe: