O município de Paranavaí sediou nesta semana a primeira oficina sobre a criação da Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) da região noroeste. A reunião aconteceu no Centro de Eventos e contou com a presença de diversas lideranças de cidades da região da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense).
Há pouco tempo, Paranavaí era regido pela Regional de Turismo (Retur), mas por conta de toda extensão da Região Noroeste, tornou-se necessária a criação de uma nova Instância de Governança Regional do Turismo.
Na reunião, ficou definido que farão parte desta IGR os seguintes municípios: Paranavaí, Terra Rica, Inajá, Santo Antônio do Caiuá, São João do Caiuá, Guairaçá, Amaporã, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Paraíso do Norte, Tamboara, São Carlos do Ivaí, Alto Paraná, Cruzeiro do Sul e Paranapoema.
“Toda essa organização é para que possamos fortalecer o turismo na nossa região. O turismo gera ISS, que é um imposto que cai diretamente na receita do município. Além disso, o fomento ao turismo gera emprego, renda, novas atividades e tudo isso gera recursos. Nossa intenção é fortalecer cada vez mais o turismo regional, abraçando nossos potenciais e desenvolvendo novas oportunidades”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel.
Nesta primeira oficina foi criado um comitê gestor que ficará responsável por definir o modo de atuação da IGR. Ainda terão outras duas oficinas para discussão da criação da nova instância: em agosto na cidade de Inajá e em setembro na cidade de Santo Antônio do Caiuá.
(Assessoria Prefeitura)