REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Domingo, 2 de outubro de 2022. Chega o dia da votação. Mais de 64 mil eleitores de Paranavaí estão aptos para participar do processo que definirá deputados federais e estaduais, senador, governador e presidente. Para os cargos legislativos, a decisão se dará em turno único. Em relação às funções executivas, existe a possibilidade de se estender para a segunda etapa.
Ao chegar à cabine eleitoral, o cidadão tem a chance de construir o futuro do Brasil. A urna eletrônica reúne mais do que informações sobre os candidatos; também estão ali, representadas em cada postulante, as políticas públicas voltadas para a saúde, a educação, a assistência social, a economia e a infraestrutura, entre tantas outras áreas que pavimentam o desenvolvimento do país.
O poder de mudar o destino em poucos segundos vem acompanhado de regras de conduta que precisam ser seguidas por todo e qualquer eleitor. Na última reportagem da série “Voto no Brasil”, o Diário do Noroeste traz uma série de orientações sobre o que pode ou não ser feito dentro e fora das escolas com seções eleitorais.
Polícia Militar – As explicações começam com o comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Edivaldo Izidoro Vieira. Em entrevista coletiva à imprensa, concedida na manhã de sexta-feira (30 de setembro), informou que as manifestações de apoio aos candidatos são permitidas, desde que sejam individuais e silenciosas.
Significa que o cidadão pode, literalmente, vestir a camisa. Da mesma forma fica liberado o uso de broche, boné, faixa e até mesmo bandeira, inclusive na cabine de votação. No entanto, a qualquer sinal de aglomeração, policiais militares farão a intervenção, dispersando o grupo.
O comandante do 8º BPM reforçou a determinação da Justiça Eleitoral quanto ao uso do telefone celular na hora de votar. Está proibido. Mesmo os eleitores com o aplicativo digital e-Título precisam deixar o aparelho reservado em um local específico enquanto estiverem na frente da urna eletrônica. “Pode haver resistência. A Polícia poderá agir nos casos mais graves.” Apesar da advertência, disse acreditar na cooperação dos eleitores.
Os policiais militares estarão posicionados em pontos estratégicos ou fazendo rondas pelas cidades das seis comarcas atendidas pelo 8ºBPM: Alto Paraná, Nova Esperança, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranavaí e Terra Rica. Normalmente, atuam fora das escolas, mas em caso de solicitação têm permissão para entrar e tomar as medidas cabíveis.
De acordo com o tenente-coronel Edivaldo Izidoro Vieira, 100% do efetivo estará nas ruas a partir das 7h. A Polícia Militar também se preparou para as eventuais comemorações após a divulgação dos resultados. A expectativa é que não haja grandes problemas de comportamento ou enfrentamento entre grupos antagônicos. “Acreditamos que no dia tudo corra de maneira tranquila.”
Autuação – O delegado-chefe da Polícia Civil de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, ressaltou: “Teremos policiais civis com plantão reforçado (equipe própria para atender eventuais casos apresentados como crimes eleitorais) e policiais de sobreaviso que poderão ser acionados para reforço em situações graves”.
As pessoas encaminhadas por crime eleitoral serão autuadas e já sairão da delegacia com a data de audiência marcada para julgamento perante a Justiça Eleitoral. Segundo o delegado-chefe o objetivo é apurar tudo rapidamente e agendar para novembro.
Justiça Eleitoral – As orientações seguem com a chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício. Diferentemente do que ocorre com os eleitores, é vedado aos mesários e demais servidores da Justiça Eleitoral qualquer tipo de manifestação de apoio a um candidato, nem mesmo individual e silenciosa.
Quando necessário, as equipes podem orientar os cidadãos, mas sem acompanhá-lo à cabine de votação. O ideal é que o eleitor com dificuldades esteja com alguém de sua confiança, que deverá ser devidamente identificado com documento pessoal.
E por falar em documentação, Alethéia Barros Aparício explicou que é exigido do eleitor que apresente um documento oficial com foto, por exemplo, RG, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. O Título de Eleitor serve para mostrar qual é o local de votação. Se houver dúvida, basta procurar o secretário de prédio, responsável pela escola em questão, que ele dará todas as instruções.
Contato – Os cidadãos têm à disposição alguns canais de comunicação com a Justiça Eleitoral. Não sabe o local de votação? Precisa confirmar algum dado? É possível entrar em contato, via WhatsApp, pelo número (41) 3330-8500. Outra opção é ligar, gratuitamente, para 0800-640-8400. Durante todo o domingo, os servidores do Fórum Eleitoral de Paranavaí estarão de plantão e também poderão ajudar a tirar dúvidas – os números para contato são (44) 3423-4988 e 3423-1669.
A chefe da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí informou que os atendimentos começam às 8h e seguem até que o Tribunal Regional Eleitoral faça a totalização dos votos. As seções eleitorais fecham às 17h, vindo em seguida a transmissão dos dados das urnas eletrônicas e a contagem.