REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A principal conquista de Paranavaí não está diretamente ligada à Administração Municipal, envolve muito mais do que a prefeitura. A eleição de Tião Medeiros a deputado federal para o mandato 2023-26 mostra a maturidade política da cidade, de volta ao radar da política nacional. A avaliação é do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), que concedeu entrevista exclusiva ao Diário do Noroeste. Na ocasião, avaliou os resultados de 2022 e firmou compromissos para o ano seguinte.
Depois de mais de 30 anos sem um deputado federal eleito por Paranavaí, a perspectiva de um representante é animadora. “É muito mais fácil ter acesso a programas federais e tem a questão das emendas impositivas, recursos que pode indicar para as cidades.” É como ter um braço da Região Noroeste em Brasília, disse KIQ.
Tião Medeiros é deputado estadual por dois mandatos, de 2015 a 2018 e de 2019 a 2022. De lá para cá, estruturou um grupo político que tem obtido resultados expressivos não somente nas articulações em níveis regional, estadual e federal, mas também nas urnas.
KIQ é um exemplo da trajetória de vitórias até aqui. Em 2016, indicado por Tião Medeiros, foi eleito pela primeira vez prefeito de Paranavaí para o período de 2017 a 2020. Concorreu novamente e ganhou a preferência dos eleitores, chegando ao segundo mandato em 2021 até 2024.
Leônidas Fávero Neto é mais um nome que ganhou notoriedade política ao unir forças com Tião Medeiros e KIQ. Duas vezes eleito vereador de Paranavaí (2017-20 e 2021-24), chegou à presidência do Poder Legislativo e lançou candidatura a deputado estadual e fez quase 35 mil votos, chegando à primeira suplência pelo Cidadania na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Tudo isso “mostrou o fortalecimento do nosso grupo político”, sintetizou o prefeito de Paranavaí. Os planos seguem com a sucessão de KIQ no Palácio Ivaí. São três virtuais candidatos: Doutor Leônidas, pela expressiva votação que fez nas eleições deste ano; Pedro Baraldi, atual vice-prefeito de Paranavaí; e Luís Paulo Hurtado, líder do prefeito na Câmara de Vereadores em 2021 e 2022 e eleito presidente da mesa diretora para o biênio 2023-24.
Quando utilizou o termo “virtuais”, KIQ quis dizer que até o final do mandato muitas mudanças ainda podem acontecer, surpresas no caminho. “As eleições podem ser definidas somente na reta final.” Seria esse o caso se dentro do mesmo grupo surgisse alguém com ações de destaque e se mostrasse viável politicamente.
As possibilidades estão abertas e caminham lado a lado com as realizações, obras em andamento ou já concluídas, que pretendem trazer modernidade para Paranavaí.
Mobilidade urbana – As obras nas ruas Guaporé e Rio Grande do Sul são exemplos da preocupação da atual gestão com o desenvolvimento da cidade. A primeira está em fase final, a outra deve se estender até o final de 2023.
Lançando mão de algumas analogias, o prefeito falou sobre a importância das duas vias. Em Paranavaí, os bairros são construídos como apêndices ligados ao eixo central da cidade através das avenidas Tancredo Neves e Deputado Heitor Alencar Furtado e da Rua Amador Aguiar. São como os dedos de uma mão aberta, sem conexão entre si.
Guaporé e Rio Grande do Sul, em andamento, e Avenida Beira da Mata, ainda em fase de trâmites legais, servirão como elo entre os diferentes pontos da cidade. “Essas ligações vão dar mais fluxo para os bairros”, garantiu KIQ, seguindo com as comparações: quando as veias do corpo humano são devidamente irrigadas, a pessoa se desenvolve melhor.
A Beira da Mata fará a ligação do Monte Cristo com o Oásis. De acordo com o prefeito, será “um parque linear gigante”. As conversas com os proprietários dos imóveis desapropriados avançaram e a licitação da obra deverá acontecer em abril de 2023. A previsão é investir R$ 8 milhões.
Ainda sobre mobilidade urbana, KIQ garantiu que até julho de 2023 a Prefeitura de Paranavaí terá um novo contrato para a prestação dos serviços de transporte coletivo. Informações sobre fluxo de passageiros, número de ônibus, linhas e horários atuais já foram coletadas e servirão como base para estruturar o novo formato.
Na opinião do prefeito, as mudanças no transporte coletivo urbano serão tão importantes quanto a licitação para a concessão dos serviços de tratamento de água e esgoto. Os estudos técnicos estão em andamento e a intenção é abrir concorrência pública para definir uma nova empresa de saneamento básico, hoje de responsabilidade da Sanepar. “O cronograma, que pode atrasar um pouco ou adiantar, é para em agosto termos uma empresa contratada. Não é terminar o estudo para fazer a licitação em agosto, mas assumir a nova empresa.”
Passivos históricos – KIQ tem um sonho: resolver problemas antigos que afligem a população. Citou rapidamente o buracão da Vila Operária, terreno utilizado há mais de 40 anos para o descarte de resíduos sólidos; o Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, interditado em 2018 por falta de equipamentos contra incêndio adequados; e a pavimentação de vias públicas pelos bairros da cidade, “um grande lote com várias ruas pequenas”.
Também entra na lista o Aeroporto Municipal Edu Chaves. A Prefeitura de Paranavaí está investindo na readequação do espaço para receber voos comerciais e permitir que passageiros de toda a região viagem para outras cidades paranaenses com mais facilidade.
Da mesma forma, o prefeito elencou as obras do terminal rodoviário, em fase final, do terminal urbano, previstas para 2023, e dos antigos barracões do IBC, em andamento.
Como o “pacote” de investimentos ao longo desses anos, os problemas históricos estarão praticamente resolvidos.
Índice de felicidade – Sem precisar os números, KIQ falou sobre outra modalidade de investimentos, aqueles que garantem sorrisos, memórias e felicidade, enfim, qualidade de vida. Em 2022, a Administração Municipal aplicou aproximadamente R$ 2 milhões na decoração de Natal e na programação artística de fim de ano.
Entre as atrações musicais, a banda de rock Angra, o cover do cantor Michael Jackson Rodrigo Teaser e o espetáculo Queen Experience. A prefeitura estimou que quase 30 mil pessoas tenham assistido aos três shows.
O prefeito contou que sempre que sai de casa recebe elogios: “faz anos que moro em Paranavaí e nunca vi a cidade tão bonita”, manifestações de moradores que enchem KIQ de orgulho: “Isso é bom para a autoestima da população”. Além disso, a cidade mais bonita atrai investimentos.
Mesmo assim, as reclamações vieram. É sempre um desafio, disse o prefeito. Quando um investimento como esse é feito, há quem questione por que não na saúde? A ponderação é que existem demandas em saúde, é claro, mas não se pode esquecer das outras áreas. “Quando a prefeitura investe em esporte, lazer, cultura, festividades, meio ambiente, em lazer, tira a pessoa de casa, vai passear com a família, cria memórias afetivas entre pais e filhos. Isso é saúde.”
Para 2023 – A chegada de um novo ano traz também a esperança de novas e bem sucedidas histórias. Para o prefeito de Paranavaí, o início de 2023 será a renovação do compromisso que assumiu no primeiro dia de mandato, há praticamente sete anos, de trabalhar para transformar a cidade em um lugar melhor para os moradores.
A diferença é que agora se sente mais experiente e brinca com a mudança de comportamento que gerou polêmicas ao longo do período no comando da prefeitura: “Cada vez menos confusões, se pegar em 2017, era confusão o dia inteiro. Agora é uma por mês, ou menos”.
A mensagem de Ano-Novo também segue o ritmo de brincadeira, misturada com aquele fundinho de verdade, “acho que é uma mensagem pastoral”, disse KIQ.
“Seja menos chato, reclame menos, trabalhe mais e faça sua parte. Tem gente que senta na sombra e acha que tudo está conspirando contra. Tem que se virar. Veio o problema, erga a cabeça, vai pro soco e resolve. Porque se ficar lamentando, se ficar reclamando dos outros, nem o prefeito, nem o deputado, nem Deus vai resolver o problema.”
Entrevista – A equipe do Diário do Noroeste separou os principais trechos da entrevista com o prefeito KIQ. Para conferir o vídeo basta acessar o QR-Code a seguir ou acessar o site do DN (diariodonoroeste.com.br).