Paranavaí terá uma Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal. O aceno para sua criação foi dado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes – KIQ, que lançou a ideia no dia cinco deste mês, em encontro realizado em seu gabinete com protetoras independentes de Paranavaí e a vereadora Maria Clara Gomes Ferreira Buarque.
Entre os serviços a serem executados pela Diretoria – que deverá ser vinculada à Secretaria Municipal do Meio Ambiente – está o atendimento a denúncias de maus-tratos a animais.
A vereadora Maria Clara protocolou no gabinete do prefeito, nesta terça-feira, 27, uma minuta elaborada com a participação de protetoras independentes, na qual foram delineadas as atribuições da Diretoria e a estrutura básica para sua instalação.
Além de se dedicar ao combate a maus-tratos, a Diretoria terá como atribuições a promoção de políticas públicas voltadas à garantia da saúde, controle, proteção e bem-estar dos animais; fortalecer o sistema de poder de polícia municipal – relativo a maus-tratos e abandono; realizar ações de educação ambiental voltadas à sociedade, com a promoção de palestras de conscientização nos núcleos sociais focados na proteção, bem-estar e guarda / adoção responsável; fomentar ações para a adoção responsável de animais abandonados, entre outras.
“Nosso principal objetivo é promover a proteção e cuidados aos animais, coibindo maus-tratos. Demos um grande passo neste sentido, a partir da parceria do prefeito KIQ, que demonstrou que ama e preza pela qualidade de vida dos animais”, declarou a protetora Tereza Dias de Prado, que participou do encontro com o prefeito.
Também presente ao encontro com o prefeito, a protetora Silvana Porto salienta que o serviço de Zoonoses e Bem-Estar Animal, criado no ano 2009, “foi um importante passo para a busca de melhorias para a causa animal”. Contudo, ela compactua com o prefeito quanto à necessidade de se dissociar bem-estar animal de controle de Zoonoses. “Com uma Diretoria focada no bem-estar dos animais, e na aplicação firme das leis municipais, estaduais e federais, imaginamos que haverá ações mais efetivas no sentido de se coibir crimes de maus-tratos, e, mais investimento em projetos voltados à melhoria de vida dos animais, a partir de parcerias públicas e privadas”, projeta a protetora.
A protetora Regina Jasluk Busz Cachuba, que também participou do encontro, diz que “a criação de uma Diretoria, exclusivamente, voltada à causa animal, é um grande passo para a melhoria das questões relativas ao bem-estar animal em Paranavaí, considerando a grande demanda de casos de abandono, maus-tratos e procriação crescente de animais nas ruas”. Em sua análise, “a cidade merece avançar em termos de cuidados com os animais, por meio de ações efetivas de educação, orientação e controle, o que será alcançado com a atuação dessa Diretoria”.
Participou também dos encontros com a vereadora Maria Clara, e com o prefeito, a protetora Iraci Passos, que comemora essa conquista em prol dos animais. “Acredito que este será um novo momento de mudanças positivas para os animais. Temos passado por muitas dificuldades no socorro a animais, e precisamos de mais apoio das autoridades para diminuir o sofrimento deles”, declara.
OTIMISMO
“Estamos muito otimistas com a disponibilidade do prefeito de investir em melhorias para os animais. Temos percebido em Paranavaí um índice expressivo de abandono de cães e gatos, além de outros crimes de maus-tratos. E temos consciência de que precisamos evoluir no quesito proteção e bem-estar”, salienta a vereadora Maria Clara.
A vereadora recebeu das protetoras independentes, em reunião realizada na Câmara Municipal, dia 11 do mês passado, uma lista de sugestões de ações visando a adequação de leis já existentes no Município, e de criação de novos instrumentos legais voltados ao bem-estar dos animais. “Foi um encontro muito produtivo, e me comprometi a analisar todas as propostas apresentadas pelas protetoras”, diz Maria Clara.
Jornalista responsável: Silvana Porto – MTb 6.716