A Prefeitura de Terra Rica está próxima de solucionar um problema antigo: o lixão a céu aberto. O município está investindo cerca de R$ 140 mil na construção de uma área de transbordo, obra que foi iniciada no mês de abril e deve ser finalizada na próxima semana.
O transbordo é uma área destinada uma caçamba que receberá todo o lixo coletado em Terra Rica. Uma vez por semana esses resíduos serão levados para o aterro sanitário de Londrina, o transporte será feito por uma empresa contratada pela prefeitura. Atualmente são recolhidas aproximadamente 12 toneladas de lixo no munícipio.
A propriedade onde estão sendo realizadas as obras, por anos foi um espaço de depósito irregular de lixo, entulhos de construções, entre outros resíduos. Após o término da implantação do transbordo, o local será fechado por alambrados e haverá controle no acesso, podendo entrar somente pessoas autorizadas.
Diretor do departamento de Meio Ambiente, Igor Lehn conta que a construção é um grande avanço para Terra Rica, que se livrará desse passivo ambiental. Finalizar o transbordo é primordial, pois evita a contaminação do lençol freático e do solo, queimadas por conta da combustão de resíduos, além de eliminar mau cheiro e plástico que voam para os pastos próximos.
Prefeito de Terra Rica, Julio Leite justifica que a escolha pela área do transbordo foi feita de forma técnica. “Foram feitos estudos que indicaram o transbordo como a forma mais viável para Terra Rica.”
Outra opção para a destinação de forma correta dos resíduos seria a construção de um aterro sanitário, descartada pelo gestor municipal. Ele explica que manter esses espaços dentro das normas é inviável para munícipios de pequeno porte, pois os custos são altos. “Precisa de portaria 24 horas, pesagem, separação dos resíduos, maquinários especializados, elaborações de laudos e contratação funcionários.”
Terra Rica destinará o lixo para o aterro sanitário de Londrina temporariamente. O munícipio aguarda as obras no aterro de Santo Antônio do Caiuá, espaço que será administrado pelo Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental (Cica).
Além de se enquadrar nas normas exigidas pelo Ministério Público, os investimentos na destinação de forma adequada do lixo produzido visam ao cuidado com o meio ambiente. Terra Rica possui diversas atrações turísticas que estão ligadas à natureza, são elas: passeio boia cross, os Três Morrinhos e prainhas de água doce.
Com o fechamento do lixão, pessoas que trabalham no local recolhendo materiais recicláveis receberão assistência do munícipio. “Não vamos fechar as portas de uma vez. Estamos montando todo um planejamento que envolverá as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente e Assistência Social.”