Por Maria Eunice de Souza Maciel*
Esta verdade começa no dia 1º de abril de 1973, época em que o comando deste País estava nas mãos dos militares. Era o auge da ditadura militar e eu começando minhas atividades laborais no magistério na Escola Isolada Estadual Leôncio de Oliveira Cunha. Quando, no chão da escola, comecei a dar meus primeiros passos como professora, estava ingressando na Escola Normal Colegial Marechal Hermes da Fonseca, de Paraíso do Norte.
Foi desafio absoluto, pois nada sabia relacionado à prática de sala de aula e com multisseriado de 1ª a 4ª séries. Lá com os meus primeiros professores, quer dizer, meus alunos, eu aprendi a trabalhar com cada um deles, pais e alunos me ajudaram a escrever as primeiras páginas da minha história.
O prefeito da época era Delio de Souza Canabrava e o seu vice, o jovem Germano Sordi. Fui convidada por Severiana Cunha Canabrava, esposa do prefeito, e que na oportunidade era a coordenadora da Merenda Escolar. Meu pagamento na maioria das vezes era feito por ela e às vezes por empenho da prefeitura.
Em 1975 fui para a escola Isolada Estadual Porto Paraíso, onde ministrei o conhecimento até 1979. A convite do prefeito Germano Sordi, em fevereiro de 1979 assumi a coordenação do Programa Municipal de Alimentação Escolar, no qual trabalhei por 20 anos e trabalhando paralelamente no Mobral, um programa do governo. Posteriormente ministrei aulas no colégio estadual, entre elas Técnicas Agrícolas, OSPB, Educação Moral e Cívica e as disciplinas pedagógicas no curso de Magistério, no qual trabalhei por mais de 20 anos.
No dia 1º de abril de 2023 comemoro 50 anos de magistério em sala de aula, por isso Bodas de Ouro. Foram as 5 décadas mais importantes na minha história de vida no magistério ao longo de todos os anos. Me empoderei de todos os conhecimentos acadêmicos essenciais para trabalhar na formação de todos os educandos que precisavam ter conhecimentos acadêmicos, para que em suas salas de aulas desenvolvessem com maestria, seriedade e dedicação suas atividades laborais.
Hoje é para vocês que escrevo um pouco de minhas conquistas para dizer-lhes que só se tornam poderosos aqueles que investem nos seus sonhos e buscam suas realizações. Eu me empoderei do conhecimento e sou vencedora.