REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A detecção precoce possibilita a correção e a minimização dos sintomas, refletindo diretamente no rendimento escolar
A deficiência visual prejudica o processo de aprendizagem, é motivo de discriminação e gera reclamações de pais e professores. Mesmo assim, a maioria das crianças em idade escolar nunca passou por exame oftalmológico.
Essas constatações fazem parte da justificativa da vereadora de Paranavaí Ivany Azevedo para a Indicação 111/2023, apresentada na sessão ordinária desta semana. Ela pede que o Poder Executivo estude a possibilidade de assegurar aos alunos da rede municipal testes de acuidade visual, acompanhamento médico e tratamento – tudo gratuito.
Conforme destaca a Professora Ivany, a detecção precoce possibilita a correção e a minimização dos sintomas, refletindo diretamente no rendimento escolar.
Ao defender a proposição, a vereadora disse que muitos pais não têm condições financeiras para arcar com as despesas da consulta ao tratamento adequado. Sendo assim, sugeriu que as famílias que não puderem adquirir os óculos de grau recebam subsídios do município.
“Entendemos a necessidade de implantar um programa público e gratuito de oftalmologia nas escolas da rede municipal de ensino”, resumiu a Professora Ivany.