Um empresário experiente e um novo empreendedor que está iniciando seu negócio por conta própria compartilham uma semelhança: a busca constante para tornar a operação da sua empresa mais eficiente e que, em teoria, eventualmente os levarão a alcançar melhores resultados comerciais. No entanto, muitas das vezes alguns erros comuns são cometidos durante esse processo de transformação, comprometendo os resultados.
Isso é especialmente relevante se você for uma empresa de consultoria que depende, entre outros fatores, de aumentar sua carteira de clientes, mas também de cuidar para que todos os recursos de sua empresa sejam usados da melhor maneira possível, evitando o desperdício de recursos técnicos e humanos.
A Skills, empresa especializada em soluções de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho, tem como foco atender a centenas de empresas de consultoria em todo o mundo. De acordo com a co-CEO da Skills, Rita Mensurado, existem quatro erros mais comuns que uma empresa comete na busca por uma operação mais eficiente, como informações fragmentadas, falha em definir claramente os objetivos, entre outros. Confira quais são:
- Ter informações fragmentadas. Não é segredo que as decisões devem (idealmente) ser baseadas em dados verificáveis e confiáveis, mas o que acontece quando esses dados vêm de fontes diferentes e incompletas? Por exemplo, planilhas, aplicativos e outros softwares especializados. É necessário tempo para coletar e analisar todas essas informações, o que, a longo prazo, pode levar a possíveis erros, omissões e dados incompletos, o que significa decisões imprecisas.
- Falta de controle dos seus recursos. Na operação diária de uma empresa, cada detalhe conta. Se você acrescentar ao uso de recursos técnicos o tempo necessário para um funcionário realizar uma tarefa, o custo real pode ser muito maior do que o estimado inicialmente. Uma solução pode ser identificar quais tarefas consomem mais recursos, por exemplo, tarefas repetitivas ou rotineiras que, se pudessem ser automatizadas, representariam eficiência na operação e menos desgaste para os funcionários.
- Não ter objetivos claros. Embora possamos pensar que o objetivo natural de qualquer empresa é crescer e gerar mais lucros, não estabelecer objetivos específicos em diferentes períodos de tempo é mais comum do que se imagina, o que faz com que a organização (independentemente do tamanho) se encontre rapidamente à deriva, sem metas estabelecidas para alcançar esse crescimento de forma organizada.
- Ter mais “soluções” do que o necessário. Embora pareça que hoje existam ferramentas digitais superespecializadas que aparentemente nos ajudam a ter um melhor controle de todos os aspectos do projeto, é muito provável que o uso de várias ferramentas ao mesmo tempo consuma mais recursos econômicos no final das contas. É mais eficiente pagar por uma única plataforma que faz tudo ou pagar por várias que fazem uma tarefa, cada uma?
“A Skills pode ajudar a mitigar esses erros e muito mais, graças à capacidade da plataforma de automatizar e se adaptar às necessidades de cada usuário e gerente de projeto. A plataforma também é uma alternativa para empresas de qualquer porte que precisam inovar a maneira como colaboram com seus clientes e funcionários”, destaca Rita.