Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná), viabilizará cursos técnicos gratuitos aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. Em Paranavaí, a parceria, formalizada em dezembro de 2023, vai oferecer duas novas qualificações, permitindo aos estudantes uma certificação profissional junto com a conclusão do ensino médio regular, de eletromecânica e eletrotécnica.
Ao todo, serão 70 vagas para o curso de eletromecânica e 35 para o de eletrotécnica, distribuídas no Colégio Estadual Adélia Rossi, Colégio Cívico-militar Leonel Franca e Colégio Cívico-militar Flauzina. As aulas teóricas acontecerão normalmente nas escolas da rede estadual, já as aulas práticas serão ministradas nos laboratórios do Senai. Para isso, os estudantes terão transporte gratuito fornecido pelo Senai.
Os alunos interessados devem consultar a escola onde cursam o ensino médio e verificar se a unidade é abrangida pela parceria. Os cursos técnicos terão duração de três anos (período correspondente ao tempo do ensino médio) e serão ministrados no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.
O Senai Paraná contribuirá com a infraestrutura de laboratórios especializados, incluindo recursos de informática e materiais específicos, para enriquecer a experiência prática dos estudantes durante os cursos técnicos integrados ao ensino médio. “Além disso, a entidade também fornecerá alimentação aos estudantes durante os cursos”, destaca o secretário. Ao todo, somando as cargas horárias de ensino médio e curso técnico, serão 3 mil horas/aula de formação.