REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Coordenadores e técnicos de imunização dos municípios de toda a Região Noroeste se reuniram ontem (24) em Paranavaí para receber orientações sobre a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19. A campanha no Paraná começa segunda-feira (27).
Nesta primeira fase, o público-alvo é formado por idosos de 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Outros grupos serão acrescentados gradativamente, à medida que a campanha avance, seguindo o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).
No encontro técnico de ontem, as enfermeiras da 14ª Regional de Saúde Daniele Marini e Jane Camargo explicaram que a vacina bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron, e fortalece o sistema imunológico.
É necessário ter completado o esquema inicial de vacinação, com as duas primeiras doses. Outra exigência é ter recebido a última aplicação há pelo menos quatro meses, independentemente de qual seja a fase.
Cada município terá a autonomia para adequar as diretrizes do Ministério da Saúde à própria realidade e facilitar o acesso da população à vacina. Em Paranavaí, por exemplo, os imunizantes estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde.
Nos casos em que a meta não for alcançada, outras estratégias deverão ser traçadas, sendo a busca ativa a mais eficaz. É quando os profissionais da saúde identificam os moradores incluídos nos grupos prioritários, vão até eles e orientam sobre a disponibilidade da vacina ou fazem a aplicação. Os resultados são mais expressivos quando as equipes de imunização e os agentes comunitários de saúde trabalham de forma integrada.
As enfermeiras da 14ª Regional de Saúde ressaltaram a importância de manter em dia o esquema vacinal contra a Covid-19. O avanço da estratégia de imunização a partir de 2021 garantiu a redução do agravamento dos sintomas da doença e, consequentemente, da mortalidade.
A nova campanha, agora com a vacina bivalente, traz a expectativa de que a procura pela proteção contra o coronavírus aumente e alcance as pessoas que ainda não foram imunizadas ou não completaram o esquema vacinal.
Os imunizantes da primeira fase foram distribuídos ontem para os municípios da Região Noroeste.