(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

PARANAVAÍ

Saúde faz ações de conscientização no Dia Mundial sem Tabaco

Hoje, 31 de maio, é o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Em Paranavaí, em alusão à data, as equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) estão realizando palestras e dando orientações sobre o tema, tanto dentro das UBSs como em empresas e comércio. O objetivo é despertar a população para o assunto e divulgar sobre o tratamento de cessação de tabagismo oferecido pelo SUS.

“Já há alguns anos, o município oferece tratamento para quem quer parar de fumar. Basta procurar a UBS de referência (mais próxima de sua casa), e deixar o nome na recepção. As equipes entram em contato com as pessoas que manifestaram o desejo de parar de fumar para iniciar o tratamento, que pode ser individual ou em grupo. Lembrando que o tratamento contra o tabagismo é cognitivo comportamental, ou seja, requer mudanças de hábitos que são associados ao cigarro. A medicação ajuda no tratamento, mas é preciso também entender as emoções e gatilhos que levam a pessoa a fumar para não haver recaídas”, explica a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo em Paranavaí, Daiana Letrinta.

Palestras educativas – Em uma parceria do município, através das coordenações dos programas de Controle do Tabagismo e Saúde na Escola, Secretaria Municipal de Educação e acadêmicos do 4º ano de Enfermagem da Unespar e Unfatecie, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizados palestras educativas nas escolas públicas de Paranavaí, abordando o tema de “Prevenção ao tabaco e seus derivados”. O projeto, que iniciou neste mês de maio, vai acontecer até o fim do próximo semestre e tem o objetivo de trabalhar todas as turmas do 6° ao 9° ano das escolas de Paranavaí.

O assunto é abordado de forma objetiva com a finalidade de alertar os adolescentes sobre os riscos e os malefícios do tabaco nas suas mais variadas formas de apresentação, desde o cigarro comum até o narguilé e cigarros eletrônicos. O foco principal é levar informações importantes, que despertem os adolescentes para que não iniciem o uso do tabaco, uma vez que todos têm nicotina e outras substâncias que levam à dependência química.

 

Fonte: Prefeitura de Paranavaí.

Compartilhe: