(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

DESENVOLVIMENTO

Sebrae/PR mobiliza para a Semana Global do Empreendedorismo

A Semana Global do Empreendedorismo (SGE), mobilização que conta com a participação de 180 países para capacitar empreendedores ao redor do mundo, chega e sua 15ª edição neste ano, que será realizada entre os dias 14 e 20 de novembro. Desde 2018, o Sebrae é a organização que lidera o Conselho da Semana Global, que reúne ainda Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement. No Paraná, a campanha será feita durante todo o mês de novembro.

No Brasil, nos últimos quatro anos, a SGE mobilizou 3,5 milhões de pessoas interessadas em expandir ou liberar ideias criativas para novos negócios. No Paraná, em 2021, foram cadastradas 1.087 atividades, com a participação de 299 municípios, e um público que chegou perto de 100 mil pessoas. Em 2020, a participação foi ainda maior, com 1.620 eventos cadastrados em 326 municípios, e público estimado em 150 mil pessoas.

“Queremos mobilizar o ecossistema do empreendedorismo. Por isso, convidamos as pessoas para participarem e cadastrar as ações em seus municípios. Pode ser um curso, um workshop, uma palestra, desde que o tema esteja relacionado à arte de empreender”, explica a consultora do Sebrae/PR, Janaína Nardin Dib.

Esse ano a proposta dos organizadores da Semana é focar na questão das desigualdades entre empreendedores, de acordo com o gênero e a raça.

Dados recentes divulgados pelo Atlas dos Pequenos Negócios no ano de 2022, indicam que as mulheres são minoria, entre os proprietários de micro e pequenas empresas (MPE). O percentual de participação feminina atinge apenas 29%. O documento mostra que o Distrito Federal (DF) e Sergipe (SE) são os estados com as maiores proporções de mulheres entre os donos de negócios.

Por outro lado, a pesquisa também aponta que os homens negros são maioria entre os microempreendedores individuais (MEI). E que a maior parte dos empreendedores iniciais no Brasil ainda são homens, jovens (25 a 44 anos). São considerados empreendedores iniciais todos aqueles com menos de 3 anos e meio de empresa.

A proporção de empreendedores que se auto classificam como negros é bem maior nas regiões Norte e Nordeste. Enquanto as regiões Sul e Sudoeste apresentam as menores proporções de pessoas negras donos do próprio negócio, chegando a apenas 15% nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Para empreendedores que buscam as capacitações oferecidas na Semana Global do Empreendedorismo, basta acessar a página http://empreendedorismo.org.br, clicar em “Atividades”, selecionar o estado e a cidade, definir as datas de início e fim da atividade, e escolher o tema, com opções que vão da economia criativa até vendas e marketing.

Conheça – Com a participação de empreendedores de 180 países, a Semana Global do Empreendedorismo completa, em 2022, 15 anos ajudando milhões de pessoas a liberar suas ideias para iniciar ou expandir negócios. Anualmente, em novembro, cerca de 10 milhões de pessoas participam de atividades e eventos que os inspiram a agir e fornecem o conhecimento, a experiência e as conexões de que precisam para ter sucesso.

Para este ano, a proposta é focar na diminuição das desigualdades entre empreendedores, de acordo com o gênero e a raça. Dentro deste contexto, vários eventos conectados com a equidade entre os empreendedores farão parte da programação, como a revelação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, no dia 22 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, dia 19 de novembro, e o Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.

Compartilhe: