(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

SUS

Secretária de Saúde defende atuação conjunta para fortalecer hospitais regionais do Noroeste

REINALDO SILVA
Da Redação

“Nós, gestores públicos de Paranavaí, reconhecemos a legitimidade da demanda por um hospital municipal e compreendemos a preocupação da população com a qualidade do atendimento em saúde. No entanto, é essencial priorizar o pleno funcionamento da estrutura hospitalar já existente na cidade.”

A declaração da secretária de Saúde de Paranavaí, Andréia Vilar, responde a uma indicação feita pelo vereador Waldur Trentini durante a primeira sessão ordinária da Câmara, nesta semana. Na ocasião, ele defendeu a viabilização de um hospital público que atenda exclusivamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Santa Casa e Hospital Regional são responsáveis pelo atendimento dos pacientes usuários do SUS
Foto: Ivan Fuquini

Atualmente, a Santa Casa e o Hospital Regional disponibilizam consultas, exames e cirurgias aos pacientes não apenas de Paranavaí, mas de todo o Noroeste do Paraná. No entanto, ambos funcionam de maneira híbrida, com espaços destinados também a conveniados e particulares.

Conforme explicou a secretária, o Hospital Regional (Unidade Morumbi) está equipado de maneira adequada para fazer os atendimentos, porém com a capacidade subutilizada.

“Sabemos que a Santa Casa enfrenta desafios para viabilizar o pleno funcionamento dessa estrutura”, disse. Por isso, a solução passa necessariamente pelo esforço conjunto da Santa Casa, dos governos federal, estadual e municipais e do Consórcio Intermunicipal de Saúde e Serviços (CIS).

Diante disso, Andréia Vilar destacou que a construção de um novo hospital, exclusivo para Paranavaí, não se justifica. Reiterou: “Já há um prédio pronto, com espaço planejado e leitos montados, que podem ser utilizados de maneira mais eficiente”.

Andréia Vilar: “É essencial priorizar o pleno funcionamento da estrutura hospitalar já existente”
Foto: Ivan Fuquini

REGIONALIZAÇÃO – A secretária de Saúde de Paranavaí apontou outro fator considerado determinante para a melhoria do atendimento hospitalar: a regionalização dos serviços. “Um exemplo é a microrregião de Loanda, que, assim como Paranavaí, possui um hospital filantrópico com capacidade para atender os 12 municípios do Comafen [Consórcio Intermunicipal da Área de Proteção Ambiental Federal do Noroeste do Paraná].”

Esse formato de distribuição dos pacientes tende a dar celeridade aos processos e reduzir as filas de espera por consultas, exames e cirurgias. O tema tem sido amplamente discutido pelas lideranças ligadas à Saúde, inclusive com apoio do secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

“Mais do que pensar em soluções isoladas, por município, o momento exige o fortalecimento da estrutura hospitalar regional, garantindo melhor aproveitamento dos recursos já disponíveis. Temos certeza que esse caminho é o mais viável e eficiente para garantir atendimento de qualidade não apenas para Paranavaí, mas para toda a nossa região”, concluiu Andréia Vilar.

Compartilhe: