Andreoni Camargo, marqueteiro político de Brasília
Em minhas consultorias para quem está disputando uma campanha proporcional, na sua maioria, percebo o mesmo erro na comunicação dos candidatos: querem falar de tudo para todos!
Por que isso é um grande erro? O movimento político nunca foi tão segmentado como hoje. Além da polarização, o nicho é algo que avançou muito na política. Quando se trata de nicho, a pessoa não escolhe um dentro do nicho, ela escolhe o melhor. Então, não tente falar de tudo para todos, fale, seja e mostre que você é o melhor nesse nicho.
Mas como assim, Andreoni? Eu não devo falar sobre saúde, educação, esporte, cultura, defesa da família, presidente, governador e prefeito? NÃO! Para uma eleição proporcional, escolha apenas uma bandeira para defender. Se você é a pessoa da saúde, fale somente sobre ela. Se você é da educação, fale apenas sobre educação. Vai ficar massante e cansativo? SIM! Essa é a ideia. Você não se torna referência em um assunto falando sobre vários. É cansativo e maçante para você e sua equipe que veem todos os conteúdos, mas para as pessoas que recebem alguns, é a construção de uma reputação.
Eu gosto muito de música, estudei música desde os meus quatro anos de idade, gosto de videogames, e quando você me ouve falar aqui na coluna sobre esses assuntos? Não vai ouvir porque eu foco no que quero ser conhecido: sou Andreoni Camargo do Marketing Político.
Para você, vereador de bairro, funciona igual. Seja o especialista no seu bairro, mostre que você conhece tudo. Se você é de uma causa, foque nisso.
Conforme maior a sua reputação, menos você gasta dinheiro em uma campanha. De preferência, sua reputação deve estar ligada a coisas boas e que geram votos. Veja se seu nicho é suficiente para eleger alguém na proporcional; se não for, avalie a possibilidade de votos de lideranças, mas mantenha o nicho.
Um exercício que eu faço é prestar atenção em como as pessoas anotam meu contato no celular delas. Normalmente, a gente sempre anota o contato da pessoa conforme a conhecemos ou pelo que ela faz. Quando vejo as pessoas anotando meu contato como trabalhei para minha imagem ser conhecida, percebo que estou no caminho certo. Faça esse exercício também!
Espero que tenha te ajudado com este artigo, e nos vemos na próxima semana aqui no Diário do Noroeste. Forte abraço.
Comentários 0