O Senar-PR está com edital aberto para credenciamento de instrutores, por meio de pessoa jurídica, para o curso “Trabalhador na área de boas práticas de manipulação de alimentos”. A seleção é voltada a profissionais com graduação em Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos, Tecnólogo em Alimentos, Farmácia, Bioquímica, Biologia, Nutrição ou outras áreas relacionadas. O prazo para inscrição vai até dia 18 de outubro.
Os pré-requisitos também incluem experiência com palestras, consultorias, cursos e treinamentos, preferencialmente na área de boas práticas de manipulação de alimentos. O profissional deve possuir conhecimento em temas como análise de pontos críticos de controle, procedimento operacional padrão, boas práticas de fabricação e implantação de sistemas sanitários.
As inscrições devem ser realizadas por envio de formulário preenchido e documentação específica, de acordo com o edital e anexos disponíveis no site. A lista dos instrutores selecionados será divulgada até 11 de dezembro.
A seleção será composta por seis etapas eliminatórias: inscrições, triagem de currículos, prova técnica classificatória (remota), prova pedagógica classificatória (remota), capacitação técnica presencial e avaliação técnico-pedagógica. Nesta etapa final, o profissional deve realizar, de forma presencial, uma apresentação de aula demonstrativa, em que serão avaliados os conceitos apresentados na formação técnica bem como o planejamento da ação docente.
Poderão participar do credenciamento empresas do ramo de prestação de serviços, como cursos, treinamentos, palestras, entre outros. É vedada a participação de Empresas individuais, microempreendedores individuais (MEI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada
(Eireli) e cooperativas.
O curso – Os instrutores credenciados vão capacitar produtores e trabalhadores rurais na adoção de boas práticas na manipulação de alimentos, em um curso com carga horária prevista de oito horas. Os profissionais poderão ser recrutados para atuar em todos os municípios do Paraná, conforme demanda.
Os conteúdos abrangem a importância da segurança de alimentos; perigos biológicos, químicos e físicos; saúde e higiene pessoal; condições ambientais; qualidade da água; manejo de resíduos; higiene de ambientes, equipamentos, móveis e utensílios; controle integrado de pragas; e rastreabilidade dos produtos elaborados.
Além disso, os profissionais vão treinar os participantes sobre os controles operacionais nas etapas de produção, tais como: seleção de fornecedores; recebimento de mercadorias; armazenamento; manipulação; descongelamento; higienização de frutas e legumes consumidos crus; tratamentos térmicos; manutenção e distribuição de alimentos.