REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os presidentes dos sindicatos que representam patrões e empregados do comércio de Paranavaí, respectivamente Edivaldo Cavalcante (Sivapar) e Leila Aguiar (Sindoscom), devem se reunir ainda esta semana a fim de negociar o acordo coletivo. Ambos já têm as propostas definidas pelas categorias que representam e, agora, conversarão para chegar a um consenso.
A convenção coletiva estabelece regras para as relações de trabalho. Constam no documento o piso salarial e o calendário de funcionamento do comércio, além das cláusulas sobre bonificações, horas-extras, descanso semanal e férias, entre outros tópicos.
A expectativa do presidente do Sivapar é que o reajuste salarial siga o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, que no acumulado de 12 meses chegou a 11,92% – valor atualizado em junho. A presidente do Sindoscom também usa o INPC como base de cálculos. A aplicação terá efeito retroativo a 1º de junho.
Em relação ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais do Centro e dos bairros, Cavalcante chamou a atenção para uma peculiaridade de 2022, a Copa do Mundo de Futebol. Pensando nos jogos da seleção brasileira, a classe patronal está sugerindo abertura em horário diferenciado, com a possibilidade de paralisar as atividades nos dias em que o Brasil entrar em campo, com posterior compensação.
Cavalcante disse que está ajustando detalhes para iniciar as negociações. A expectativa é iniciar as conversas com a presidente do Sindoscom até sexta-feira. Leila Aguiar afirmou que aguarda o contato.