(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

IRPF/2022

Sistema Eletrônico facilita acesso a dados de imóveis para o Imposto de Renda

Segue até o dia 29 de abril o período para que os contribuintes possam realizar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2022, ano base 2021. E a população do Paraná já pode contar com um importante aliado na hora de localizar os dados de imóveis que passaram a ser exigidos pela Receita Federal do Brasil, agora disponíveis em um único portal nacional de serviços eletrônicos: registradores.onr.org.br, onde é possível pesquisar bens, acessar a matrícula do imóvel ou mesmo pedir certidões pela internet.

Vale lembrar que são exigidas pela Receita Federal diversas informações sobre cada imóvel que o usuário possua, entre elas a data de aquisição, forma de pagamento, descrição – incluindo gastos com reformas ou ampliações nos imóveis existentes –  afim de diminuir o ganho de capital em futura venda do imóvel, área total, unidade, número da matrícula – que é o registro original do imóvel – e o cartório onde a propriedade está registrada.

Lançado em setembro do ano passado, o Serviço de Atendimento Eletrônico Compartilhado (SAEC), administrado pelo Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) e fiscalizado pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), congrega a base de dados de todos os 200 cartórios de Imóveis do estado e, somente em seu primeiro mês de funcionamento nacional transmitiu mais de 1 milhão de documentos.

O presidente da Aripar – Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná, Fernando Pupo Mendes, ressalta a facilidade em utilizar a plataforma ao consultar as informações para declaração do imposto de renda neste ano. “Com o Saec a população tem acesso, de forma ágil e eficaz, aos documentos necessários para declaração. São diversas facilidades para os contribuintes como, por exemplo, a visualização da matrícula. Não é preciso se deslocar até o cartório, agora é possível pesquisar os dados da matrícula de um jeito simples e que garante o melhor custo benefício. A ferramenta atende à necessidade da população, pois possibilita um serviço com agilidade nesta era de economia digital, disponível a qualquer hora e dia, de pronto atendimento”, explicou.

Como fazer – Para obter estas informações o usuário deve acessar o Portal www.registradores.onr.org.br, clicar no ícone correspondente na tela principal: Visualização da Matrícula, fazer login informando e-mail e senha ou com uso do certificado digital, depois, em novo pedido, o usuário deve selecionar o estado que deseja fazer a solicitação. Por meio dessa ferramenta, é possível visualizar, de forma online, a matrícula do imóvel, obtendo assim todas as informações para o correto preenchimento da declaração de Imposto de Renda. Clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=cLrRT0J6fr0) e confira a passo a passo para realizar este serviço

Caso o cidadão não saiba o número da matrícula do imóvel, pode optar pelo serviço de Pesquisa de Bens, mediante o preenchimento do cartório, nome do proprietário e/ou CPF do titular daquela propriedade.

O cidadão pode também optar por solicitar a certidão do imóvel em formato digital, baixando-a em seu computador em formato pdf, ou ainda em meio impresso, podendo ser confirmada a sua autenticidade na internet, para qualquer finalidade. Clique aqui (https://www.youtube.com/watch?v=Zqc18ioZJDk&t=8s) e confira a passo a passo para realizar também este serviço. O valor do serviço, assim como o de todos os demais disponibilizados no portal, é tabelado em todo o estado do Paraná por lei estadual e por homologação da Corregedoria-Geral da Justiça.

Para fazer a declaração o contribuinte pode fazer o download do programa gerador de Imposto de Renda, disponível no site da Receita Federal, ou solicitar o serviço diretamente a um contador. É importante lembrar que contribuintes que não fizerem a declaração ou a entregarem depois do prazo, terão que arcar com multa correspondente a 20% do valor devido.

Compartilhe: