Seguindo uma tendência mundial, o Sistema Faep/Senar-PR realizou a destinação correta de quase 2,5 toneladas de plásticos, metais e embalagens de papel e papelão gerados em dois eventos promovidos em 2023: o encerramento do Programa Agrinho, em outubro, e o Encontro Estadual de Líderes Rurais, em dezembro. No total, os dois acontecimentos reuniram mais de 8 mil pessoas dos 399 municípios paranaenses no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
A destinação dos materiais a uma empresa certificada garantiu a reciclagem total dos produtos, de acordo com a legislação. Foram reaproveitados 1.917 quilos de embalagens de papel e papelão, 134 quilos de metais e 349 quilos de plásticos. Para viabilizar a destinação correta dos materiais, o Sistema Faep/Senar-PR investiu R$ 297 mil.
“Nós entendemos que somos responsáveis por orientar os sindicatos rurais e os produtores rurais a darem o destino correto dentro dos preceitos do ESG. Sendo assim, a entidade precisa fazer a sua parte”, destaca o presidente do Sistema Faep/Senar-PR, Ágide Meneguette.
“Há algum tempo, nós estamos estruturando a matriz de sustentabilidade. Essa é uma ação inédita na entidade, que ocorreu dentro da vertente ambiental”, complementa Fabiana Campos, diretora do Sistema Faep/Senar-PR.
2024 – As medidas para reduzir a geração de resíduos e aumentar a reciclagem das matérias-primas passaram a fazer parte da rotina do Sistema FAEP/SENAR-PR esse ano. De acordo com a diretora de ESG, todos os acontecimentos programados para 2024, independentemente do tamanho, terão a destinação correta de resíduos plásticos, metais e embalagens de papel.
“Essa postura do Sistema Faep/Senar-PR é inovadora no setor agropecuário brasileiro. Estamos na vanguarda dentro de um setor que já tem um viés e uma preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente. Agora, com essas ações, estamos computando, de forma ainda mais clara e concreta, o trabalho no âmbito do ESG”, ressalta Fabiana.
Além disso, outras duas medidas serão adotadas ao longo de 2024. No pré-evento, durante a formatação do projeto, ações voltadas para a sustentabilidade serão implantadas, como a redução de backdrops em lona para adoção de painéis de Led.
“Nós já estamos adotando algumas coisas, como não usar copo descartável. Nos eventos do Agrinho e de Líderes Rurais no ano passado, cada participante recebeu uma garrafa de alumínio para encher com água nos galões espalhados pelo local”, relembra a diretora de ESG.
O próximo passo é avançar para a neutralização dos gases de efeito estufa gerados pelos eventos do Sistema Faep/Senar-PR. “Vamos fazer a medição e promover ações para compensar as emissões”, destaca Fabiana.