REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A diferença é facilmente percebida. Se o primeiro turno das eleições foi marcado por filas e longos tempos de espera para votar, neste domingo, segundo turno, a participação dos eleitores tem sido mais rápida.
Chefe de cartório da 72ª Seção Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício aponta um fator determinante para a celeridade do processo: antes, eram cinco cargos e muitos números – deputado federal (4), deputado estadual (5), senador (3), governador (2) e presidente (2); agora, o eleitor paranaense só precisa digitar dois números na urna eletrônica e escolher entre os candidatos à Presidência da República, Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Abro espaço para um depoimento pessoal. No primeiro turno, permaneci na fila por uma hora e 20 minutos. Desta vez, em menos de cinco minutos, contados a partir da entrada na escola, já havia concluído a votação. Nas visitas às seções eleitorais no dia 2 de outubro, escutamos relatos de pessoas que precisaram aguardar até duas horas.