Você sábia que o município de Porto Rico tem duas profissionais da Saúde, trabalhando diretamente na melhoria da qualidade de vida de alguns grupos de moradores da cidade? A nutricionista Juliana Maria de Oliveira e a educadora física, Vivian Martins dos Santos desenvolvem junto ao NASF (Núcleo de Apoio a Saúde Familiar) uma série de atividades voltadas ao bem-estar e melhorias da saúde pessoal.
“Ficamos com as atividades suspensas por conta da pandemia, mas retomamos o projeto de “Prevenção e Saúde”. Nosso objetivo é contribuir com a melhoria na qualidade de vida através da nutrição e exercícios físicos, com foco na saúde”, destacou a nutricionista Juliana.
As profissionais desenvolvem um importante projeto de prevenção de doenças crônicas e melhoria na qualidade vida dos moradores que já desenvolveram algum tipo de problema de saúde, que interfira nas atividades do dia a dia, entre elas: osteoporose, hipertensão, diabetes, entre outras. Doenças que atingem com mais frequência a população da “melhor idade”. Lembrando, que alguns pacientes são encaminhados por médico.
“Temos pacientes da melhor idade que nos relatam que as dores diminuíram ou até mesmo sumiram depois da prática dos exercícios físicos. Isso para nós é uma grande realização profissional, contribuir com o bem-estar”, disse a educadora física Vivian.
A orientação nutricional aliada a atividades físicas tem surtido efeitos significativos entre os participantes dos grupos. Entre os benefícios está o Grupo do Emagrecimento, que conta com 12 participantes. “Estou gostando muito das orientações nutricionais e dos exercícios físicos, e já estão surtindo efeito na minha qualidade de vida”, declarou uma das pacientes do grupo de emagrecimento.
As gestantes também são assistidas dentro do Projeto de Prevenção e Saúde, desenvolvido pelas profissionais. As futuras mamães recebem orientação nutricional e de exercícios para serem realizados durante a gestação, contribuindo com um saudável, por consequência um parto tranquilo.
Em todos os grupos existem os atendimentos individualizados, onde é levado em consideração o problema de saúde indicado pelo médico e a condição física do paciente. Os cardápios elaborados pela nutricionista levam em consideração as necessidades nutricionais, e também a condição econômica do paciente.
“Não adianta fazer um cardápio fora da realidade do paciente, procuramos adaptar a alimentação às condições financeiras de cada pessoa assistida no programa”, relatou a nutricionista.
Quem quiser fazer parte dos grupos atendimentos no NASF deve ficar atento para a abertura de novos grupos, exceto as gestantes que devem procurar o Grupo de Gestantes, logo nos primeiros meses da gravidez.
Ambas as profissionais relataram ainda o apoio que vêm recebendo da Prefeitura Municipal, através da Secretária Municipal de Saúde. “Temos um apoio legal da Secretaria de Saúde, que agora nos disponibilizou a Clínica de Fisioterapia para realizarmos atividades especiais com pacientes”, disse a educadora física Vivian.
A previsão de abertura de novo grupo de Redução de Peso é para janeiro de 2022. O grupo de Gestantes, a exemplo da Melhor Idade, também é atendido conforme a demanda. O facebook do NASF é https://www.facebook.com/nasfportorico.