REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
O Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Políticas Públicas (GTPP), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí, promove o IV Seminário sobre Gênero, evento que propõe debates sobre desigualdades entre homens e mulheres. As atividades serão nos dias 23 e 24 de junho.
A programação inclui conferência sobre as interfaces da opressão patriarcal, mesa coordenada para tratar de justiça e política e apresentação de trabalhos acadêmicos. O objetivo das discussões é mostrar que a igualdade de gêneros está diretamente ligada aos direitos humanos e precisa ser colocada em prática.
As problematizações durante o IV Seminário sobre Gênero serão baseadas nos contextos social, político, econômico e cultural, trabalhando na perspectiva da consciência coletiva em busca de condições justas e igualitárias.
O evento será presencial, com encontros no Centro de Conferências da Unespar. As inscrições terminam nesta terça-feira (21) e devem ser feitas pela internet (eventos.fundacaofafipa.org.br/informações/24). A taxa é de R$ 10 para estudantes e R$ 20 para docentes.
Na quinta-feira (23), o credenciamento começa às 17h. A partir das 19h, tem apresentação cultural. A abertura oficial está prevista para 19h30. Em seguida, a professora Lindamir Salete Casagrande ministra palestra com o tema “Interfaces da opressão patriarcal: o impacto do patriarcado na trajetória das mulheres cientistas”. A programação do dia termina com debate.
Na quarta-feira (24), o Seminário começa às 9h, com mesa coordenada; em pauta, “As interfaces da opressão patriarcal”. À tarde, a partir das 14h, tem sessões de comunicações orais, com apresentações de trabalhos acadêmicos. À noite, confraternização.