Começa nesta terça-feira, dia 28 de março, a Campanha de Vacinação contra Influenza 2023 em todos os municípios do Paraná. A Campanha no Estado vai começar 17 dias antes da campanha nacional, considerando o fato de o Paraná estar em uma região mais fria, aumentando a incidência de casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) durante o inverno. Em Paranavaí, as doses contra a Influenza (gripe) estarão disponíveis em todas as salas de vacina que ficam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.
Por recomendação do Ministério da Saúde, desta vez a Campanha não será escalonada e todos os grupos prioritários podem receber a vacina a partir desta terça-feira (28), conforme o estoque disponível. As salas de vacina do município de Paranavaí ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
Para receber a dose, basta que a pessoa que faz parte de um dos grupos prioritários vá até a sala de vacina mais próxima levando CPF, documento pessoal com foto, Carteira de Vacinação e documento atualizado para comprovação do grupo a que pertence. É o caso dos professores, que precisam entregar uma Declaração (em anexo) preenchida e assinada pelo diretor da instituição de ensino onde trabalha. As pessoas com comorbidades também devem apresentar uma declaração médica para receber a dose da vacina.
Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra Influenza 2023 são:
– Idosos a partir de 60 anos;
– Trabalhadores da Saúde;
– Crianças com idade entre 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
– Gestantes;
– Puérperas (mães até 45 dias após o parto);
– Professores;
– Pessoas com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Povos indígenas;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
– Trabalhadores portuários;
– Forças de segurança e salvamento;
– Forças armadas;
– Funcionários do sistema de privação de liberdade;
– População privada de liberdade com mais de 18 anos de idade;
– Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Lembrando que se enquadram em pessoas com comorbidades aquelas que têm doença respiratório crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; imunossupressão, obesidade grau III, transplantados; e portadores de trissomias.
FONTE: Prefeitura de Paranavaí