TEMPO DE REFLEXÃO
Para os católicos vivemos dias especiais da celebração da Semana Santa. Nesta quinta-feira, às 20 horas, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, tem a Missa da Ceia do Senhor (Lava Pés). Um extenso programa que culmina no Domingo de Páscoa, quando as famílias se reúnem para um momento de reflexão e de festa. Afinal, Páscoa sugere reflexão e também a união entre os povos, começando pelo núcleo familiar. Até 1986 a Dona Zinha (em memória) reunia os seus meninos para a ceia, ainda que modesta. Bons e difíceis tempos aqueles.
FESTEJOS
Páscoa também é tempo de turismo. Muita gente aproveita o final de semana prolongado para viajar. Na região de Paranavaí há várias opções de lazer nos rios e cachoeiras, além do chamado turismo rural. Pesquisa divulgada pelo Governo do Paraná na última terça-feira revela que 96,2% dos turistas aprovaram o passeio pelas águas doces de Porto Rico e Porto São José. Um dado que reforça a relevância do Noroeste neste novo momento do turismo como gerador de trabalho e renda. Já é possível ver veículos puxando barcos para a temporada de pesca.
INFRAESTRUTURA
A pesquisa do turismo reforça a necessidade de duplicar a BR-376 no trecho entre Paranavaí e Nova Londrina. Essa é uma briga imediata de todos os municípios da Amunpar – Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense. O presidente da entidade, prefeito de Terra Rica Julio Leite, já antecipou que é preciso lutar pela duplicação. Ele até concorda com a implantação de um pedágio, mas comunga da ideia: “Sem duplicação, pedágio não”. O fluxo de veículos para passeio nos rios da região exige uma rodovia melhor estruturada e com mais segurança. Por outro lado, a via serve de escoamento da safra agrícola, inclusive de regiões do Mato Grosso do Sul em direção ao Porto de Paranaguá. Uma boa briga.
UM MALUCO NO PEDAÇO
A notícia é nova, mas o fato não. Se deu em 14 de março e se tornou público nesta terça-feira. Um homem abastado, 41 anos, confortavelmente em sua cobertura de luxo, resolveu cortar a corda que sustentava o zelador do prédio, que fazia a limpeza externa dos vidros. Isso aconteceu em… Curitiba, infelizmente. A vítima só não despencou e morreu porque o seu equipamento tinha uma segunda proteção e o sustentou até o resgate. O suspeito está preso por tentativa de homicídio duplamente qualificado, isto é, com duas agravantes. É bom que permaneça um tempo na cadeia para pensar na selvageria que fez. Cadeia tem dois aspectos: punitivo e pedagógico. Que assim seja.
O ESTILO MACRON
O presidente da França, Emmanuel Macron, está no Brasil desde a terça-feira para uma série de compromissos multilaterais com o Brasil. Tendo o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva como cicerone, Macron conheceu lugares “mágicos” no Pará. Se encontrou com a cacique Raoni, referência mundial na defesa do meio ambiente, e entregou a maior honraria da França. Ontem estava no Rio de Janeiro para o lançamento de um novo submarino. Porém, o que chamou a atenção de parte da imprensa foi o traje bem cortado de Macron. Vestido de roupas elegantes, ele contrastou com a paisagem rústica da floresta e com o traje informal dos demais convivas. Em síntese: poderia ter aproveitado mais se não estivesse tão “bem vestido”. Mas mostrou sintonia com o presidente Lula o que gerou até memes na Internet. Que não se iludam. A diplomacia é feita de negociações nem sempre amistosas. Neste momento, por exemplo, Brasil e França brigam por espaços nas negociações comerciais envolvendo o Mercosul. Viva o debate civilizado.