REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Forre a assadeira com 1 quilo de batatas cozidas em rodelas. Acrescente o refogado de cebola e pimentões verde, amarelo e vermelho. Cubra com 1 quilo de postas de bacalhau dessalgado e cozido. Coloque mais uma camada de pimentões e adicione 4 ovos cozidos em rodelas e 1 xícara de azeitonas pretas. Regue com bastante azeite. Leve ao forno por aproximadamente 40 minutos e finalize com salsa picada a gosto.
Conseguiu imaginar o aroma e o sabor do tradicional prato servido no almoço da Sexta-Feira Santa? Sim ou com certeza?
A recomendação da Igreja Católica para os fiéis é que abram mão das carnes vermelhas neste dia, a Sexta-Feira Santa, uma penitência em memória do sacrifício de Jesus Cristo, conforme contam os livros da bíblia cristã. Por isso, muitas famílias optam pelos pratos à base de pescados.
Seja bacalhau, sejam outros tipos de peixes, a mudança no cardápio movimenta mercados e peixarias. O gerente do Super Muffato de Paranavaí, Valdir Ferreira da Costa, diz que este é o melhor período de vendas e a expectativa é registrar crescimento de 15% em relação a 2022.
As projeções são positivas, mas o otimismo pode esbarrar em um fator preponderante, o preço. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostrou que a importação do bacalhau teve alta de 86% na comparação com o ano passado.
Para os consumidores que considerarem elevado o valor do investimento para o preparo do bacalhau, os estabelecimentos comerciais apresentam alternativas, sendo as mais comuns os filés de tilápia e merluza e as postas.
Acompanhamento – A carne de peixe combina muito bem com vinhos brancos. O sommelier José Pinheiro, recomenda: “Uma boa aposta seria um Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio”.
No caso do bacalhau, que possui um sabor bem mais intenso e acentuado, o especialista recomenda “o clássico Vinho Verde português, de boa aromaticidade e persistência em boca, ou um tinto mais leve, fresco e frutado como Pinot Noir. Para acompanhar frutos do mar, os vinhos rosés são ótimas escolhas”. (Com informações da assessoria de imprensa do Super Muffato.)
Chocolate – Mas nem só de peixes e vinhos é feita a Páscoa. Também são tradicionais os ovos de chocolate, as barras, os bombons e a colombas. O gerente do Super Muffato de Paranavaí estima vender 10% a mais que no mesmo período de 2022.
Valdir Ferreira da Costa afirma que os ovos de chocolate que fazem referência a personagens de histórias infantis são os mais procurados. Este ano, Batman e Barbie são os que mais têm chamado a atenção da criançada. Outra opção para presentear os pequenos são os ovos de chocolate com brinquedos.
As variedades se misturam pelas gôndolas nos corredores do hipermercado. Por causa da grande saída, principalmente a partir desta semana, a tendência é diminuir os estoques, então a dica de Valdir Ferreira da Costa é fazer as compras o quanto antes. “Antecipar para não faltar.”
Varejo – De acordo com a CNC, a Páscoa deste ano deverá render ao comércio varejista de todo o Brasil R$ 2,49 bilhões, aumento de 2,8% na métrica com o mesmo período de 2022, já descontada a inflação.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo também aponta a mudança no comportamento dos preços. Os alimentos subiram e os itens específicos da Páscoa devem sofrer elevação média de 8%. (Com informações da Agência Brasil.)
Procon – A orientação do Procon de Paranavaí é pesquisar e comparar os preços dos produtos antes da compra, assim é possível economizar e garantir uma Páscoa mais gostosa – para o paladar e para o bolso.
O órgão de defesa do consumidor destaca que em relação aos ovos de chocolate com brinquedos infantis é necessário verificar se possuem selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na embalagem, identificação do fabricante ou do importador (constando nome, CNPJ e endereço), instruções de uso e de montagem, quando for o caso, e eventuais riscos à criança.
A equipe do Procon de Paranavaí deverá divulgar, na próxima semana, uma pesquisa completa de preços dos itens de Páscoa. O levantamento será publicado no Facebook e estará disponível para conferência presencial, na Rua Antônio Felipe, 917, Centro. É possível obter outras informações ligando para (44) 3902-1055 e 3902-1056.