REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A ingestão de substâncias psicoativas pode desencadear uma série de dificuldades sociais, escolares, interpessoais e jurídicas. É o que argumenta a vereadora de Paranavaí Maria Clara Gomes, propositora do Projeto de Lei 16/2023, que institui o Dia de Combate às Drogas e ao Alcoolismo no calendário municipal.
Antes de ir à votação em plenário, o texto precisa passar pela análise da Procuradoria do Legislativo e pelas comissões pertinentes. Se for aprovado e sancionado pelo prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ), definirá como 20 de fevereiro a data alusiva ao tema.
Na justificativa do projeto, Maria Clara afirma: “O consumo de bebidas alcoólicas e o vício em drogas acarretam problemas para quem consome, para quem está ao redor e para a sociedade”.
No âmbito da saúde, o usuário de álcool pode desenvolver alcoolismo, hipertensão, diabetes, cirrose, câncer de fígado, anemia, úlceras e mais uma série de doenças. Já as pessoas que fazem uso de outras substâncias psicoativas estão sujeitas a distúrbios psicológicos graves e alucinações, além de problemas cardíacos e respiratórios.
A vereadora explica que 20 de fevereiro já figura como Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. “Entendendo o risco dessas dependências, incluir no calendário municipal um dia para conscientização é importantíssimo, tendo como objetivos alertar a população e divulgar os serviços para tal combate.”