REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Sexta-feira (13) e sábado (14) foram os dias mais chuvosos do ano em Paranavaí. Os volumes acumulados de precipitação chegaram a 85,6 e 46,2 milímetros, respectivamente. As condições do tempo durante o fim de semana contribuíram para que o índice pluviométrico da primeira quinzena de janeiro (209,4 milímetros) superasse a média histórica do mês inteiro (181 milímetros).
O meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Lizandro Jacóbsen explicou que o comportamento do tempo nos primeiros 15 dias foi característico do verão, época do ano com maior intensidade de chuva no Estado. “Em muitas cidades já choveu mais da metade da média climatológica.”
Como impacto das chuvas, disse o meteorologista, as temperaturas, em média, ficaram um pouco abaixo do normal nessa primeira quinzena.
A chuvarada provocou pontos de alagamento em diferentes bairros. No Jardim Morumbi, por exemplo, a água sobre a via pública virou espaço de diversão para os moradores, inclusive com vídeos que circularam pelas redes sociais.
No cruzamento da Avenida Tancredo Neves com a Rua Gabriel Esperidião, a força da chuva fez romper um emissário da galeria pluvial e a força da água danificou parte do asfalto. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Heterley Ubaldo, o problema da tubulação foi resolvido sábado. O buraco na via foi coberto por terra e a Prefeitura de Paranavaí disse que dará suporte para fazer a recomposição da via.
Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, até a tarde de ontem aquele foi o único trecho com asfalto comprometido em razão da chuvarada do fim de semana. Também não haviam identificado problemas na área rural.
A agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) Heverly Morais disse que a equipe está fazendo avaliações para verificar se a chuvarada comprometeu produções rurais em Paranavaí. No campo das possibilidades, disse que o volume de chuva intenso, principalmente sexta-feira, é suficiente para provocar danos. Aguardará o boletim oficial para confirmar.
A previsão do Simepar é que as pancadas de chuva se repitam durante toda a semana, com maiores acumulados hoje (13,9 milímetros) e domingo (15 milímetros). O tempo segue parcialmente nublado.