Com a chegada de setembro, mês oficial de conscientização sobre as doenças cardiovasculares, a Clínica Censo, em Parauapebas (PA), reforça o compromisso com a saúde do coração, oferecendo atendimento especializado. As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no Brasil, correspondendo a 30% dos óbitos no país, o que corresponde a 400 mil mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Infelizmente, muitas pessoas ainda subestimam os riscos das doenças cardíacas, que se desenvolvem de forma silenciosa e podem se manifestar de maneira grave, como em um infarto,” disse a cardiologista da Cínica Censo Valéria Campos. “É fundamental que a população esteja ciente dos sinais de alerta e busque atendimento médico regularmente para prevenir complicações”, completou.
Os principais fatores de risco incluem: tabagismo, colesterol elevado, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. No entanto, a médica destaca que hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, prática regular de exercícios físicos e controle do estresse, podem reduzir significativamente a incidência dessas doenças.
Com a recente sanção da Lei 14.747/2023, que torna setembro o mês de conscientização sobre doenças cardiovasculares, a Clínica Censo intensifica as ações de prevenção e educação para que a comunidade de Parauapebas tenha acesso a informações e cuidados que podem salvar vidas. “O nosso objetivo é garantir que todos, especialmente os mais vulneráveis, tenham acesso ao diagnóstico precoce e a um tratamento adequado,” afirmou.
A Clínica Censo está localizada em Parauapebas, sudeste do Pará, e oferece consultas com especialistas em cardiologia para quem deseja realizar check-ups e avaliações de risco cardiovascular, contribuindo para a promoção de uma vida mais saudável.