A partir desta sexta-feira (29), a prefeitura promoverá uma série de atividades gratuitas para a população, começando com a entrega da chave da cidade para o Papai Noel
REINALDO SILVA
Da Redação
“Um dos grandes objetivos da administração pública é proporcionar qualidade de vida para o cidadão. E de que forma? Com os diversos serviços, desde a infraestrutura, a saúde e o acesso à cultura e ao lazer. É isto que a gente tem procurado fazer: levar ações de cultura e lazer para os espaços públicos de forma mais acessível.”
A síntese é do presidente da Fundação Cultural de Paranavaí, Rafael Torrente, ao comentar a importância da programação festiva de fim de ano, que começa nesta sexta-feira (29), na Praça dos Pioneiros, às 19h30, com a inauguração da decoração natalina. O evento contará com a presença ilustre de Papai Noel, que receberá a chave da cidade. Também haverá show gratuito com o grupo Wave Lance.
Os atendimentos do Bom Velhinho às crianças começarão no sábado (30) e seguirão até o dia 23 de dezembro na casinha instalada no Parque Ouro Branco. Os horários serão os seguintes: de segunda-feira a sábado das 18h30 às 22h30 e nos domingos das 17h às 21h.
No domingo (1º), serão realizadas competições divertidas: corrida na lama, carregamento de cônjuge, cabo de guerra e disputa para ver quem come mais cachorro-quente.
A agenda de atividades natalinas, que se confunde com a programação de aniversário da cidade, continua no dia 6 de dezembro com o concerto da Orquestra Municipal de Paranavaí, no Distrito de Graciosa.
Duas apresentações marcarão o dia 8 de dezembro. A primeira a se apresentar será a orquestra de viola Luz da Lua, às 18h. Em seguida, a banda Traia Véia subirá ao palco na Praça dos Pioneiros.
No dia 14 de dezembro, data que marca a emancipação política de Paranavaí, bandas locais abrirão o show do renomado grupo de rock Capital Inicial. A festa começará às 18h, também na Praça dos Pioneiros.
O oitavo Encontro de Bateras será no dia 16, uma segunda-feira, também na Praça dos Pioneiros. Depois, no dia 21, penúltimo dia do festival de aniversário da cidade, se apresentarão os grupos de pagode Semse, de Paranavaí, e Sem Abuso, de Santa Catarina.
Para fechar a programação, no dia 22 de dezembro a Orquestra Municipal de Paranavaí levará o repertório à praça da Igreja São Sebastião, próximo à prefeitura.
O secretário de Comunicação, Américo de Castro, falou da importância de promover ações artísticas e culturais gratuitas. O primeiro ponto destacado por ele é a promoção da qualidade de vida: o lazer ajuda a manter o aspecto emocional saudável e ajuda a prevenir doenças. Além disso, há um grande incentivo aos agentes culturais da cidade. Por último, e não menos relevante, é o ganho econômico do comércio e das empresas prestadoras de serviços.
Castro informa que não há um levantamento específico do valor da arrecadação do município com as atividades de fim, mas a intenção é promover um estudo que revele qual é o retorno dos investimentos para os cofres municipais.