REINALDO SILVA
Da Redação
O Observatório Social de Paranavaí concluiu mais uma edição do projeto Cidadania em Foco, uma iniciativa que busca promover a conscientização sobre educação fiscal e financeira. O público-alvo é formado por estudantes de sétimos e oitavos anos da rede pública de ensino.
A ação enfatiza a importância do controle social, do entendimento sobre a destinação dos recursos públicos e da gestão responsável das finanças pessoais. Por meio de oficinas, atividades práticas e materiais educativos, o projeto incentiva a participação cidadã e o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, transparente e responsável.
Em 2025, participaram os colégios estaduais Silvio Vidal, Flauzina Dias Viegas, Adélia Rossi Arnaldi, Enira Moraes Ribeiro, Curitiba e Professor Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo).
O projeto foi dividido em diferentes etapas. Na primeira, os integrantes do Observatório Social conversaram com os alunos para apresentar a proposta a ser trabalhada durante o ano e explicar quais são as frentes de atuação da entidade. A etapa seguinte consistiu em uma palestra focada em educação financeira. Depois, visita à Câmara de Vereadores e conversa sobre voto consciente e aspectos da administração pública.
Ao final das atividades, os estudantes produziram peças seguindo a temática do projeto. Entre os trabalhos apresentados, redações, cartazes e paródias. As produções passarão pelo crivo da comissão avaliadora, que definirá as três melhores. A entrega da premiação será em 2026, em data a ser definida posteriormente pelo Observatório Social.



