REINALDO SILVA
Da Redação
Durante sessão extraordinária, na manhã desta sexta-feira (19), os vereadores de Paranavaí aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei 237/2025, que amplia 166 vagas para a contratação de servidores públicos municipais. O destaque fica por conta do número de novos professores da educação infantil: 100.
Também constam da lista os cargos de agente de manutenção geral, analista administrativo, arquiteto, assistente social, contador, cozinheira, enfermeiro geral, engenheiro, fiscal do Procon, fisioterapeuta, médicos, motorista geral, nutricionista, profissional de educação física e técnicos de enfermagem e de informática.
Na mensagem que acompanha o projeto de lei, a Prefeitura explicou que houve aumento da demanda nas secretarias municipais, por isso é necessário reforçar o quadro de funcionários e, assim, assegurar a adequada prestação dos serviços públicos.

Foto: Arquivo DN
A administração municipal informou que não há professores atuando em sala de aula nos centros de educação infantil, apenas agentes de apoio educacional. A correção dessa situação passa necessariamente pela contratação de professores efetivos.
De acordo com a justificativa apresentada pelo Poder Executivo aos vereadores, nunca houve encaminhamento de professores para os centros municipais de educação infantil. “O Município pretende realizar essa adequação de forma gradativa, observando-se o índice de despesas com pessoal.”
Atualmente, a Prefeitura de Paranavaí soma 622 professores. Se a aprovação do PL 237 for confirmada em segunda votação e todas as vagas forem preenchidas, o número passará para 722. A apreciação conclusiva do texto está prevista para a sessão ordinária da próxima segunda-feira (22).
Confira a seguir a relação completa de cargos e vagas a serem ampliadas.
Agente administrativo – 10
Agente de manutenção geral – 2
Analista administrativo – 10
Arquiteto – 2
Assistente social – 2
Contador – 2
Cozinheira – 5
Enfermeiro geral – 4
Engenheiro civil – 1
Fiscal do Procon – 1
Fisioterapeuta – 1
Médico clínico geral (40 horas) – 4
Médico pediatra (10 horas) – 3
Médico plantonista (72 horas) – 3
Motorista geral – 7
Nutricionista – 2
Professor de educação infantil – 100
Profissional de educação física – 1
Técnico de enfermagem geral – 4
Técnico de informática – 2.




