(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini
Foto: Ivan Fuquini

MUDANÇA NO TEMPO

Paranavaí tem risco de tempestade após onda de calor no fim de semana

Monique Manganaro

Da Redação

A onda de calor que provocou temperaturas extremas no Paraná no fim de semana perde força a partir desta segunda-feira (29). O destaque nos últimos dias de 2025 será para o retorno da chuva ao estado e a possibilidade de tempestades em várias regiões. Paranavaí é uma das cidades em alerta para o perigo de temporais. 

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a mudança nesse padrão meteorológico ocorre especialmente por causa da ocorrência de chuvas, que será mais frequente nesta semana. “As temperaturas começam a amenizar, mas principalmente entre terça e quarta-feira que isso começa a acontecer. [Nesta] segunda-feira, ainda teremos temperaturas bem elevadas na parte da tarde”, indica. 

As condições atmosféricas no estado são propícias para o desenvolvimento de tempestades, alerta Jacóbsen. Segundo o meteorologista, as chuvas vão refrescar várias regiões, mas também podem causar transtornos, uma vez que estarão acompanhadas de muitos raios e rajadas de vento. 

Nesta segunda, apesar de os índices de instabilidades já começarem a aumentar sobre o Paraná, a chuva não atinge todas as regiões. Em Paranavaí, a previsão do Simepar indica que será mais um dia ensolarado e com altas temperaturas, mas sem possibilidade de precipitação. A máxima pode chegar aos 32°C no período da tarde. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por outro lado, publicou alerta para o perigo potencial de tempestade na região de Paranavaí. Conforme o aviso meteorológico, que tem validade até às 23h59 desta segunda-feira, há risco potencial de chuvas volumosas, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.  

Foto: Reprodução/Inmet
Instabilidade aumenta na virada do ano

O risco de temporais será mais acentuado entre terça (30) e quarta-feira (31). Nos últimos dois dias do ano, a instabilidade aumenta em todas as regiões do Paraná, e, de acordo com o Simepar, são esperadas pancadas de chuva com trovoadas em todos os setores, inclusive com a possibilidade de tempestades localizadas. 

Em Paranavaí, o tempo fica parcialmente nublado nesta terça-feira, com pancadas de chuva em alguns momentos. O volume de precipitação, no entanto, não deve ser expressivo. O calor continua, com temperaturas variando entre 23°C e 32°C. 

“A expectativa é que, para a virada do ano, a chuva fique um pouco mais frequente”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen. O último dia de 2025 deve ser chuvoso em Paranavaí, com volume acumulado de aproximadamente 15 milímetros. As temperaturas ficam um pouco mais baixas, variando entre 22°C e 31°C ao longo do dia. 

O início de 2026 também permanece com bastante instabilidade na região, conforme o Simepar. A expectativa é que Paranavaí tenha chuva nos dois primeiros dias do ano, inclusive com volumes expressivos. 

Na quinta-feira (1º), espera-se que chova mais de 13 milímetros ao longo do dia. As temperaturas não mudam muito, podendo variar entre 23°C e 31°C novamente. Já na sexta-feira (2), a chuva aumenta e são esperados cerca de 25 milímetros para a cidade. As temperaturas tendem a ficar mais amenas, com mínima de 22°C e máxima de 28°C. 

Compartilhe: