Depois de dias com o predomínio de uma massa de ar seco sobre o Paraná, a última semana de janeiro deve marcar o retorno da chuva ao estado. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que as características típicas de verão, com calor intenso e pancadas de chuva, serão o destaque em todas as regiões, incluindo o Noroeste.
Nos próximos dias, a tendência é que as temperaturas subam gradativamente. Somado ao fato de haver umidade disponível na atmosfera, podem ocorrer pancadas de chuva no fim da tarde, inclusive com possibilidade de evoluir para temporais localizados.
O retorno da instabilidade é esperado a partir desta terça-feira (27) na região de Paranavaí. A expectativa é que a cidade tenha tempo parcialmente nublado na maior parte do dia, com chuvas pontuais. O calor permanece, com temperaturas variando entre 23°C e 31°C.
Na quarta-feira (28), as condições devem permanecer semelhantes. Segundo o Simepar, há chance de pancadas de chuva isoladas no período de maior aquecimento, a partir da tarde. O dia deve começar com mínima de 22°C e a máxima pode chegar aos 32°C.
“Entre a quinta (29) e a sexta-feira (30), as instabilidades aumentam de forma mais significativa no estado devido a um cavado meteorológico (sistema de baixa pressão) que se forma entre a Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, e avançará sobre o Paraná”, alerta o Simepar.
Em Paranavaí, o volume de chuva nesses dois dias será maior. Na quinta-feira, são esperados pouco mais de quatro milímetros, com temperaturas variando entre 21°C e 31°C. Na sexta, o acumulado pode chegar a 10 milímetros e as temperaturas tendem a ficar mais amenas. A mínima será de 21°C e a máxima não passa dos 28°C.
Alerta de temporais
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil acompanha o monitoramento do tempo 24 horas dos meteorologistas do Simepar. Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp.
O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp, é necessário cadastrar o número (61) 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast, sem necessidade de cadastro prévio.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)



